Novo teste identifica intolerância à lactose em bebês

Novo teste identifica intolerância à lactose em be

Novo teste vai ajudar bebês com intolerância à lactose. Foto: © Heide Benser/Corbis

Algumas crianças manifestam a intolerância à lactose assim que nascem e não conseguem consumir leite materno sem terem sintomas como diarréia, por exemplo, em casos mais graves. Um novo teste para identificar essa intolerância em bebês e crianças já está disponível no Brasil, a partir de uma amostra de saliva ou sangue.

O laboratório tenta encontrar um gene específico para confirmar ou não se o paciente possui intolerância congênita. O teste foi criado pelo médico Armando Fonseca, pediatra do laboratório DLE. O teste demora aproximadamente uma semana para ficar pronto e custa R$ 488.

A intolerância à lactose acontece quando não possuímos um gene que regula a produção da enzima lactase, é ela que quebra a lactose para que ela seja de fácil digestão para nosso intestino. O leite materno é rico em lactose, a principal fonte de alimento e energia de bebês, e alguns que manifestam a intolerância assim que nascem.

Como resolver o problema? A criança vai precisar ingerir uma receita de leite sem lactose e assim, obter os outros nutrientes do leite que tanto precisa. Nos grandes supermercados há leites em pó sem lactose para bebês, mas antes de qualquer de comprar e consumir converse com o pediatra.


Por Giseli Miliozi

Comente

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?