Nana Nenê

Nana Nenê

Foto Divulgação

Ele pega no sono no colo, ou mesmo no carrinho, após uma voltinha pelo quarteirão. Pé ante pé, a mamãe o coloca no berço. Nem bem encosta a porta do quarto e... o choro começa!

Não tem jeito. Junto com a alegria de tornarem-se mães, muitas mulheres sofrem com um grande problema: a falta de noites bem dormidas por conta de filhos que acordam o tempo todo. O problema pode até parecer banal, mas a falta de descanso torna-se um fardo tão pesado que leva mães (e pais também!) ao esgotamento e a um estado de estresse intenso, prejudicando inúmeras atividades do dia seguinte. O trabalho já não rende, o relacionamento social e conjugal é jogado para escanteio, e a saúde física e mental entra em risco.

A boa notícia é que a solução existe e pode surgir em pouco tempo. A proposta para que mães e pais ensinem seus filhos a partir de seis meses a dormir a noite toda, ininterruptamente, é apresentada no livro “Nana, Nenê”, assinado pelo médico espanhol Eduard Estivill.

O livro ensina que a insônia infantil atinge boa parte das crianças normais e é causada simplesmente por maus hábitos que os impedem de conciliar o sono corretamente. “Os pais têm menos tempo para educar seus filhos e tendem a superprotegê-los, o que impede o sono normal das crianças”, diz Dr. Eduard.

Para ensinar bons hábitos de sono, o especialista baseia-se principalmente em: passar muita segurança aos bebês e crianças, obedecer horários regulares e ensiná-los a dormir sozinhos durante as horas necessárias.

Seguindo rigorosamente as orientações do livro, seria possível fazer com que os filhos passem a dormir por toda a noite em um prazo de uma semana. A tarefa não é das mais fáceis, pois os pais são obrigados a lutar com seus sentimentos de pena em relação ao bebê, que chora e apela para o colo. Para essa hora de dificuldade, Dr. Eduard diz que o ato significa um grande bem para a criança. “É preciso estar tranqüilo. A mesma coisa acontece no primeiro dia em que os filhos vão para a escola. Os pais sabem que as crianças vão chorar por vários dias, mas sabem também que é o melhor para elas”.

Os benefícios, diz Dr. Eduard são cientificamente comprovados, já que dormir bem é imprescindível. “A harmonia do crescimento se fabrica enquanto as crianças dormem. O mesmo ocorre com o desenvolvimento mental. Um menino que dorme bem fica mais feliz durante o dia e apresenta melhor rendimento escolar”. Para os pais, os benefícios são tão importantes quanto. Deixam de brigar por conta do cansaço e esgotamento e, enquanto seu bebê sonha com os anjos, ainda podem encomendar-lhe um irmãozinho!

Nana, Nenê - R$ 32,60; Editora Martins Fontes.

Leia também - Comidinha saudável e disfarçada para os filhos

Por Adriana Cocco

Comente

Assuntos relacionados: filhos mães mulheres noites solução