Mulher tem útero transplantado e consegue engravidar

Mulher tem útero transplantado e engravida

Foto - Shutterstock

Uma mulher sueca de 36 anos deu à luz um menino depois de ter recebido um transplante de útero. A mamãe nasceu sem o órgão e o recebeu de uma amiga de 61 anos que já estava na menopausa.

Para o procedimento foi necessária a fertilização in vitro, que produziu 11 embriões que foram congelados. Após o transplante, realizado por médicos da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, foram utilizados medicamentos para impedir a rejeição do órgão e apenas um ano após a operação é que a mulher foi liberada para receber os embriões.

A ideia de divulgar o ocorrido é de mostrar a mulheres que tiveram câncer ou que enfrentaram alguma doença congênita - as principais causas de problemas no útero - que há possibilidades para engravidar, caso seja de seu interesse.

O médico Allan Pacey, presidente da Sociedade Britânica de Fertilidade, disse em entrevista à BBC News que o sucesso desse caso "abre uma porta para muitas mulheres inférteis. É um passo para mudança". A única questão que resta agora, de acordo com o médico, é saber se o tratamento pode ser realizado diversas vezes de forma segura.

O caso foi publicado no periódico médico Lancet.


Por Tissiane Vicentin

Comente

Assuntos relacionados: útero gravidez