Mordendo os coleguinhas...

O bebê está crescendo, começou a andar, balbuciar e morder!!! E agora?

Toda criança passa pela fase denominada fase oral, até aproximadamente os 2 anos de idade. Segundo Piaget, nessa fase a boca é o instrumento de descoberta mais importante para criança. Ao nascer, ela mama, utilizando a boca. Muitos utilizam a chupeta ou o dedo para pegar no sono, e os brinquedos e demais objetos que lhe são oferecidos são sempre explorados com a boca também!

Pois é! Para o bebê o uso da boca representa alimentação, prazer e também uma forma de defesa. Imagine você quando contrariado, como reage... xingando talvez, batendo, utilizando as mãos ou os pés... a criança dessa fase ainda não aprendeu a demonstrar seus sentimentos dessa maneira, por isso utiliza o que conhece - a boca. É seu instrumento de ataque e defesa.

É lógico que mesmo sendo um instinto natural, merece repreensão e firmeza por parte dos pais e dos professores, quando ocorrer na escola, pois vivemos em sociedade e temos que aprender a conviver com nossos semelhantes.

A tentativa de defesa através da mordida irá ocorrer na grande maioria das crianças na faixa dos 2 anos de idade, a duração desse meio como forma de ataque aos outros é que depende de nós, quanto mais relevarmos essa atitude de nosso pequeno, mais ela irá utilizar, portanto seja sempre firme ao repreender seu filho e acima de tudo encoraje-o a conversar sempre sobre seus sentimentos, desde o início da sua oralidade, assim ele concluirá a fase oral levando o melhor: o diálogo!

Michelle Maneira é pedagoga, com pós-graduação em psicopedagogia e especialização em tecnologias educacionais, professora de educação infantil da rede pública.

Comente

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?