Mamadeira demais pode causar problemas na fala

mamadeiracriança

Foto - Shutterstock

De modo geral, é costume tirar a mamadeira a partir de 1 ano e meio e até os 3. Fazer isso pode representar uma perda para a criança - mas ela tende a sofrer menos do que os pais, que ficam morrendo de pena do filho.

De acordo com o pediatra Jorge Huberman, o uso excessivo da mamadeira pode provocar problemas na fala e na dentição da criança. "A partir dos dois anos de idade, a mamadeira deve ser substituída pela de bico duro, chamada de 'mamadeira de transição', e, posteriormente, pelo copo. O uso da mamadeira por crianças maiores pode causar até problemas psicológicos", diz.

O médico sugere aos pais em situações como essa que "ensinem" as crianças a ter fome. "Às vezes, a mãe não dá tempo da criança sentir fome. É importante fazer isso sem brigar nem gritar. Os pais ou responsáveis ainda devem sentar-se à mesa para fazer as refeições com a criança. A socialização é importante neste momento", conta Jorge Huberman.

Entre outras dicas, o pediatra ainda sugere deixar os tablets e brinquedos eletrônicos de lado na hora das refeições e deixar o bico da mamadeira ficar velho até estragar. "É preciso também ser firme, ter paciência e saber lidar com as manhas", diz.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: mamadeira chupeta copinho