Mães são profissionais mais capacitadas, diz pesquisa

maternidade

Foto -Shutterstock

Se durante a gravidez ficamos mais desatentas e atrapalhadas, com a chegada dos filhos nosso desempenho profissional melhora em todos os sentidos. Uma pesquisa realizada pela Microsoft com cerca 2.500 funcionárias nos Estados Unidos mostrou que 62% das mães aumentaram sua capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo e até mesmo no aumento das relações cordiais com outros colegas de trabalho este número chegou a 34%. Estas foram as principais mudanças apresentadas pelo relatório.

Dentro das novas mudanças que a mulher adquire após seis meses do parto, Ana Claudia Konichi e Patrícia Travassos, que ouviram 35 mães empreendedoras para escrever o livro "Minha Mãe é um Negócio", estão: maior liderança; motivação; capacidade de reconhecer novos talentos, multitarefa, compreensão e empatia.

A pesquisa da Microsoft ainda indicou que o sucesso profissional das mães pode estar ligado à rotina mais flexível. Para os pesquisadores, o home office e os horários alternativos contribuem para que elas voltem ao trabalho mais relaxadas e dedicadas.

Em 2006, a equipe do neurocientista Craig Kinsley, da Universidade de Richmond, nos Estados Unidos, mostrou que, se durante a gravidez o cérebro da mulher reduz cerca de 7%, após a maternidade, ele volta ao tamanho normal com novas conexões e capacidade de aprendizado elevada. No estudo, as mulheres tiveram maior desempenho em testes cognitivos, capacidade sensorial e a tolerância ao estresse.


Por Kelly Jamal

Comente

Assuntos relacionados: carreira mães profissão