Mãe descobre câncer de olho em bebê a partir de fotografia

Os médicos precisaram remover o globo ocular da criança para que a doença não se propagasse
câncer ocular infantil

O câncer ocular infantil foi descoberto no bebê a partir desta foto, tirada pela mãe. Foto - Reprodução/DailyMail

Ser mãe é prestar atenção em tudo, inclusive nos sintomas de câncer infantil. E foi assim, alerta nos detalhes, que a mãe britânica Sarah Bowers levantou uma importante suspeita sobre a saúde do seu bebê, o pequeno Mason Page, de cinco meses. Ao tirar uma foto com flash em casa, Sarah viu uma notável diferença entre os olhos do filho.


Preocupada, ela e o pai da criança levaram o pequeno a um especialista, no qual diagnosticou que o bebê era completamente cego do olho esquerdo. Isto porque Mason tinha retinoblastoma, o tipo mais comum de câncer de olho em crianças.

câncer ocular infantil

Foto - Reprodução/DailyMail

A notícia foi recebida de forma bem difícil para a família. Infelizmente, o retinoblastoma tem o poder de evoluir, invadir o nervo óptico e alcançar o cérebro, podendo ainda atingir outros órgãos e até ser fatal. Para que Mason se tratasse, os médicos recomendaram a remoção do olho da criança para uma melhor avaliação.

"Obviamente, isso vai ser muito difícil de se ver. Os médicos disseram que o rosto de Mason vai ficar inchado, como se ele tivesse levado um soco", disse a mãe ao DailyMail.

câncer ocular infantil

Foto - Reprodução/DailyMail

A remoção do olho será feita para que a doença não se propague. O bebêzinho vai ganhar uma prótese ocular em breve e continuar o tratamento.

Retinoblastoma - saiba mais sobre a doença

O Retinoblastoma pode ser identificado através de uma fotografia. Quando a luz do flash da câmera bate sobre os olhos e reflete um ponto branco na pupila, representa o reflexo da luz sobre a superfície do próprio tumor. Quem notar esse sintoma deve procurar um oftalmologista para realizar os exames necessários e diagnosticar rapidamente a doença.

Em 10% dos casos é transmitido por hereditariedade. Os outros 90% têm causas desconhecidas. Ele pode se manifestar desde o nascimento ou surgir durante os 3 primeiros anos de vida. Pode atingir os dois olhos ou apenas um deles.

Os sinais de retinoblastoma são: presença de um brilho branco e perda do reflexo vermelho na pupila, semelhante a um olho de gato no escuro ou a uma luz branca que pisca dentro da “menina dos olhos”. Ele também pode ser caracterizado por um estrabismo precoce.

As informações são do Hospital de Olhos de São Paulo.

Por Thamirys Teixeira

Comente