Leite materno influencia na personalidade das crianças

Além de fazer bem à saúde, mamar no peito influencia no comportamento
leite-materno-personalidade

Foto - Shutterstock

Mães já estão carecas de saber da importância do leite materno, mas provavelmente não sabiam de uma coisa: o leite tem papel fundamental na personalidade da criança! A conclusão foi tirada pela bióloga Katie Hinde, da Universidade de Harvard, autora da pesquisa.

De acordo com o estudo, o cortisol é o maior responsável por essa formação. Conhecido como hormônio do estresse, quando ele é liberado no corpo, a circulação aumenta e nos deixa mais alertas. O consumo de cortisol pelos fetos através do leite materno define até a velocidade do crescimento de cada um. A pesquisa foi feita com leite materno de macacos enriquecido com cortisol, Os filhotes que receberam mais cortisol na alimentação engordaram mais rápido, se tornaram mais ariscos e menos confiantes. A pesquisa concluiu ainda que a idade da mãe também conta na liberação do cortisol; quanto mais novas, menor a produção de leite e maior a produção de cortisol.

A bióloga acredita que o cortisol serviu como um sinal de alerta ao cérebro dos bebês, dizendo que o leite era pouco e ele deveria concentrar suas forças em crescer caso precisasse se virar sozinho, economizando energia para as funções do corpo. 


Comente

Assuntos relacionados: leite materno personalidade filhos