Leite materno é suficiente para hidratar os bebês

leite materno

foto: Shutterstock

Em tempos de tanto calor como o que estamos enfrentando, a preocupação com a hidratação é grande, especialmente quando falamos de crianças e idosos. Até por isso, as mães de bebês que se alimentam exclusivamente de leite materno ficam na dúvida: o alimento é suficiente para hidratar os pequenos nesse calorão?

A resposta é sim. Cerca de 88% do leito materno é composto de água, além de ser um alimento completo e rico em diversas substâncias necessárias para o funcionamento saudável do organismo do bebê, é o que explica Mercedes Sakagawa, nutricionista responsável pelo Banco de Leite do Hospital e Maternidade Santa Joana. "Neste caso, pode-se dispensar o oferecimento de qualquer outro líquido para o recém-nascido, pois os que mamam no peito dificilmente apresentarão sinal de desidratação".

O que vale é aumentar a quantidade de mamadas quando o bebê está em ambientes quentes ou com pouca ventilação. "O bebê não vai mamar com a mesma intensidade como quando está com fome, mas irá recompor o organismo", ensina Mercedes. As trocas de fralda do bebê ainda podem indicar a hidratação ideal. "Seis ou mais trocas a cada 24h é sinal de que tudo está funcionando bem. Do contrário, procure um pediatra", completa.


O cuidado não fica restrito ao bebê, a mãe também se hidratar bem. "É preciso ingerir pelo menos dois litros de água por dia e manter uma alimentação rica em líquidos como frutas, sucos, verduras e legumes crus ou cozidos".

Comente