Juliana Paes fala sobre voltar ao trabalho após a licença-maternidade

Juliana Paes fala sobre voltar ao trabalho após a

Foto: divulgação/ TV Globo

A licença-maternidade vai chegando perto do fim e o friozinho na barriga de deixar o bebê para ir trabalhar vai aumentando a cada dia. Não dá para negar que acontece com todas as mamães que trabalham. A atriz Juliana Paes, mãe de Pedro, de 3 meses, contou em entrevista ao site da Revista Crescer que não tem como não ficar com o coração apertado em um momento como esse.

Juliana contou também que por enquanto tem sido tranquilo porque está voltando aos pouquinhos, fazendo apenas trabalhos de publicidade. Mesmo assim, sempre que pode leva o filhote junto. "Toda vez que tem uma estrutura legal e segura, levo o Pedro, e é uma delícia poder ficar juntinho dele em todos os pequenos intervalos. Hoje em dia, tenho a ajuda de uma babá nos dias de semana e pretendo continuar assim quando eu for voltar à TV". Mas ela sabe que logo logo a rotina mais densa de trabalho volta. "Acho que hoje em dia praticamente todas as mulheres passam por isso né?! Tenho certeza de que o Pedro vai entender...(risos)".

O assunto é tão forte na vida de quem acabou de ter um bebê que fez até parte de uma pesquisa realizada pela psicóloga e nossa colunista Cecília Russo Troiano. Ela entrevistou 850 mulheres sobre as dores e delícias de ser uma mãe que trabalha e quando questionadas sobre quais eram os sentimentos mais marcantes nessa volta ao trabalho elas apontaram: ansiedade (33%), alegria(30%), insegurança (25%), conflito (24%), culpa (22%) e angústia (20%). Importante notar que dos seis sentimentos cinco deles revelam algum tipo de mal estar.


Cecília conclui juntando os números com a sua própria experiência: "Por mais que os outros tentem nos acalmar nessa retomada, só o tempo mesmo para nos ajudar a administrar tantos sentimentos. Para as que estão vivendo esse momento da volta após a licença, só tenho uma coisa a dizer: "Acredite! Você sobreviverá e seu bebê também!".

Por Larissa Alvarez

Comente