Higiene bucal do bebê

higiene bucal bebe

Foto: Ken Seet/Corbis

As mamães ficam sempre na dúvida quando devem começar a cuidar da higiene bucal do seu bebê. O dentista Caio Racy explica que a atenção deve começar a partir do nascimento do bebê. "No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite.

Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deve ser substituída por uma dedeira. Aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil sem creme dental ou com um creme dental sem flúor", esclarece.

O especialista também lembra que a amamentação é importante para a saúde bucal do bebê. Além das tão faladas propriedades físicas, nutricionais e psicológicas do leite materno, a criança quando mama no peito respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula. Isso propicia o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face, possibilitando a obtenção de uma boa oclusão dentária.

Uma das dicas do Dr. Caio é não soprar a comida do bebê nem experimentá-la com o talher dele, pois assim se transmite bactérias.

A primeira consulta do bebê ao dentista pode ser feita por volta dos 6 meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente decíduo."Preferencialmente, a consulta deve ser realizada com o odontopediatra, pois é ele o profissional habilitado a fazer esse primeiro atendimento", diz Dr. Caio.

Leia também - De olho na saúde dos dentes do seu filho!

Por Karina Conde

Comente