Higiene bucal deve começar antes da chegada dos dentes

Higiene bucal deve começar antes da chegada dos de

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Mesmo antes da chegada dos dentes de leite, os pais devem se preocupar com a higiene bucal dos bebês. Engana-se quem acha que sem dentição, não precisa manter a boca limpa, até porque, são os dentes de leite que guiam o nascimento dos permanentes, abrindo o caminho para os próximos.

Os primeiros dentes nascem em torno do sexto mês de vida, mas a limpeza da boca deve começar antes, com uma gaze ou fralda molhada em água filtrada, passe por toda a boca da criança, limpando gengiva, bochechas e língua.

A limpeza bucal varia de acordo com a idade. Logo que os dentes nascem, a gaze ou fralda é substituída por uma dedeira. Logo em seguida vem a escova de dente infantil e o fio dental, que já deve ser utilizado quando surgirem os primeiros dentes.

O creme dental só deve ser inserido no hábito da limpeza bucal com orientação do odontopediatra, que indicará quando e qual usar, já que para os pequenos não pode conter flúor devido à imaturidade da deglutição - a criança ainda não está suficientemente preparada para engolir todo o flúor que, em excesso, pode fazer mal à saúde dos dentes permanentes.

Cárie de mamadeira

Um dos grandes problemas bucais dos bebês é a cárie de mamadeira, que atinge 60% das crianças até 3 anos e, geralmente, é provocada pelo hábito de mamar e dormir sem a devida higienização.

A cárie de mamadeira provoca muita dor e ataca todos os dentes da criança em um curto espaço de tempo, provocando mau hálito, deficiência na mastigação e na fala, além de prejudicar a estética. Se a mamãe observar manchas brancas opacas nos dentinhos do seu filho, leve imediatamente ao dentista. Essa machinha é o início da cárie.

Outros fatores que provocam a cárie de mamadeira são o uso excessivo de açúcares na alimentação da criança e o hábito que algumas mamães têm de adoçar a chupeta para acalmar o bebê e fazê-lo dormir. Como a cárie é uma doença infecciosa, isto é, passa de pessoa para pessoa, evite assoprar a comida da criança, dividir o mesmo talher ou beijar a sua boca, pois se estiver com cárie, pode contagiar o bebê.

Algumas dicas podem ajudar na higiene bucal dos bebês, confira:

- A alimentação noturna (não precisa ser só a mamadeira, leite no copo também) deve ser retirada até os doze meses de vida para evitar a cárie de mamadeira;

- Caso a criança se alimente à noite, a mamãe deve fazer a higienização da boca da criança mesmo que esta esteja dormindo;

- Os pais devem supervisionar a escovação das crianças ao menos três vezes ao dia (manhã, almoço e jantar). Creme dental com gosto bom pode facilitar o aprendizado da criança com a escova.


- Evite que as crianças consumam em exagero balas, doces, chocolates e refrigerantes, principalmente entre as refeições. Melhor é oferecer esse tipo de alimento como sobremesa, higienizando logo após.

- A visita ao odontopediatra deve acontecer a cada 6 meses para tratamento preventivo como aplicação de flúor e orientação aos pais.

Por Carmem Sanches

Comente