Excesso de agasalho nos bebês pode ser prejudicial

Excesso de agasalho nos bebês pode ser prejudicial

Foto: moodboard/ Corbis

No inverno, as mães com bebês pequenos se preocupam em não deixar seus filhos passarem frio, porém, algumas tendem a exagerar na dose e agasalhar a criança em excesso, o que pode trazer problemas. Além de causar desconforto ao pequeno, exagerar no aquecimento do bebê pode ser prejudicial.

Bebês agasalhados mais do que o necessário se sentem desconfortáveis, começam a chorar e ficam irritadiços. A alta temperatura coloca o bebê em risco de hipertermia, que é a incapacidade do organismo de reduzir a produção de calor. É preciso lembrar que a transpiração do bebê ainda não é tão desenvolvida quanto à de um adulto, dificultando a reação do corpo diante do excessivo calor provocado.

O suor é outro sinal de calor excessivo, deixando as roupinhas que estão em contato com a pele molhadas, invertendo a proteção, pois aumenta o risco de resfriado e brotoejas. O suor exagerado também pode levar a desidratação.

As mamães devem estar de olho em alguns sintomas que denunciam quando o bebê está agasalhado demais. Inquietação, rosto vermelho, transpiração e febre são alguns indícios. Uma dica é sentir a temperatura do tórax da criança já que a cabeça sempre é mais quente e mãos e pés mais frios.

O grande motivo de todas as mamães acharem que os bebês sentem muito frio e precisam ser protegidos é que o sistema termorregulador (que regula a temperatura do corpo) dos pequenos até os 6 meses de vida ainda se encontra em adaptação.

O que as mamães devem lembrar é que o bebê sente frio e calor. Se, em um dia frio, o bebê está bem e de repente começa a apresentar febre, tente tirar algumas roupinhas. Depois de meia hora, confira a temperatura novamente. Provavelmente a febre terá passado. A febre é um dos sintomas de que o bebê está agasalhado demasiadamente.


Na hora de sair para a rua em dias frios, vale usar gorro, pois é pela cabeça que se dissipa a maior quantidade de calor. Em casa, os cuidados não precisam ser tão exagerados. É só prestar um pouquinho mais de atenção e o bebê dará a resposta se está com frio ou com calor.

Por Carmem Sanches

Comente

Assuntos relacionados: mães inverno frio excesso de agasalho