Encantadoras de bebês - para os pequenos dormirem melhor

encantadora bebes

Foto - Shutterstock

As treinadoras de sono, conhecidas como "encantadoras de bebês" têm técnicas que ajudam os pais a fazerem os pequenos dormirem, sem interrupções e em horários que caibam dentro das noites de descanso dos responsáveis.

São profissionais que sabem o quanto é difícil acostumar e ser acostumado à rotina dos bebês, quando o assunto em questão é o sono. Por isso elas se dedicam ao início da carreira do casal como pais. De acordo com Mariana Zanotto Alves, em entrevista ao site do jornal "Folha de SP", o período do sono das crianças varia com a idade dos pequenos. Por exemplo, os recém-nascidos podem dormir até 12 horas, enquanto os nenéns de dois e três meses dormem 8 horas por dia.

As encantadoras utilizam de métodos que também são ensinados em livros, como "Nana, Nenê - Como Resolver os Problemas da Insônia do Seu Filho" (de Eduard Estivill, editora Martins Fontes), "Os Segredos de Uma Encantadora de Bebês" (de Tracy Hogg, editora Manole), "Soluções Para Noites Sem Choro" (de Elizabeth Pantley, editado M. Books), entre outros.

Vale a pena contratar uma encantadora de bebês quando as técnicas caseiras e as ensinadas nos livros já não dão mais certo. O treinamento dura de três a sete dias - contando o período de adaptação das técnicas. Para cada bebê existe uma técnica diferente, adaptada e com uma peculiaridade, que varia desde a amamentação do bebê até o jeito que os pais o colocam para dormir.

Dicas para os pequenos dormirem melhor

Vale reforçar que, apesar de todas as técnicas ajudarem o bebê a dormir em horários pré-determinados, a necessidade fisiológica de sono dos pequenos são diferentes dos adultos. São hábitos que também precisam ser respeitados. Com a hora de sono interrompida, o neném pode ficar irritado e ter problemas para conseguir dormir em outros momentos.

Uma das dicas para orientar os nenéns a dormir é ser pontual na hora de levá-los para cama. Crie um ambiente escuro e longe dos barulhos para a concentração chegar mais rápido. Busque dar o mínimo de estímulos para dormir, como conversas, visitas, etc.

A partir do terceiro mês, a amamentação pode ser regrada também. De acordo com os experts no assunto, o ideal é que o bebê mame a cada três horas. Assim, o pequeno consegue saber a diferença entre amamentação e ser acalmado.


Por Caroline Sarmento

Comente