Dicas para evitar a dor de dente em bebês

Confira sugestões da pediatra do Delboni para minimizar o sofrimento dos pequenos
dentes bebês

O nascimento dos dentes dos bebês pode causar grande desconforto. Minimize! Foto - iStock/ChristineTripp

Os dentinhos dos bebês começam a nascer por volta dos 6 meses de idade. Quando esta nova fase começa para os pequeninos, alguns sintomas relacionados à dentição acabam sendo uma verdadeira dor de cabeça para as mamães. 

“Eles variam muito de acordo com a criança. Mas entre os principais sintomas, estão a irritabilidade, causada fundamentalmente pela coceira na gengiva, perda do apetite, salivação abundante, vômitos, diarreia e até mesmo febre”, afirma Dra. Natasha Slhessarenko, pediatra do Delboni Medicina Diagnóstica. 


A profissional diz que o aumento da temperatura corporal (febre) é um sintoma frequentemente relatado pelas mães, entretanto não há comprovação científica que o relacione com o nascimento dos dentes.

Mas afinal, como aliviar os bebês quando os dentes estão nascendo?

Para minimizar a irritabilidade provocada pela erupção dos dentes, uma ideia é apostar nos mordedores. “A dica é colocá-lo antes na geladeira para que fique gelado e quando o bebê colocá-lo na boca, por estar gelado, leva a vasoconstricção e alivia mais rapidamente a coceira”, ensina a especialista. Fazer massagem na gengiva com uma dedeira ou com o dedo envolvido por uma fralda embebida em água gelada ou em chá de camomila ou cidreira gelados também provocam uma sensação de alívio.

mordedor bebê

Foto - Istock/ MaksimGodkin

Já as crianças maiores podem se queixar de dor nos dentes em decorrência de cáries por causa de má higienização e alimentação inadequada (cárie de mamadeira). “Nestes casos, o mais adequado é procurar o auxílio de um dentista”, afirma Dra. Natasha.

Com relação aos colar-mordedores, utilizados pela mãe e que se prestam de "brinquedo" para as crianças quando as mesmas estiverem no colo, a médica explica que ainda não existe comprovação específica para seu uso. “Vale lembrar que eles devem seguir algumas especificações para garantir a segurança, tais como aquelas dos mordedores habitualmente utilizados pelas crianças”. 

Entre as especificações estão: ser de silicone, possuir contas de tamanho grande, resistir ao ato de mastigar, sugar e caso se quebre, que seja em pedaços ou fragmentos de tamanho pequeno. Além disto, devem ser facilmente laváveis e não deve ser deixado para a criança brincar sozinha.

Anotou?

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: Thamirys Teixeira dentes bebês