Dermatite atópica em crianças

dermatite em crianças

Sintomas parecidos com os de uma alergia qualquer podem ser dermatite atópica, doença que atinge 15% das crianças. Bebês que apresentam bolinhas, vermelhidão, ressecamento da pele, coceira nas bochechas, nos braços e nas pernas e ainda secreções nos machucados podem ser portadores da doença de pele.

Também conhecida como eczema atópico, a dermatite é causada por um distúrbio do sistema imunológico e ocorre dependendo do ambiente em que a criança vive. “Bebês predispostos, que vivem em ambientes abafados, transpiram muito, acabam se coçando mais e podem, assim, iniciar uma crise”, afirma a dra. Cintia La Scala, especialista em alergologia pediátrica e gerente médica da Roche.

Outros fatores como fungos, alimentos e até desequilíbrios emocionais podem dar início às coceiras características da doença. “Poeira domiciliar e banhos prolongados com água muito quente, presentes no dia a dia das pessoas, também podem desencadear a dermatite”, explica a médica.

Na há cura para o problema, mas o controle é simples. A coceira intensa pode ser tratada com medicação oral, os chamados anti-histamínicos ou medicação tópica com pomadas. Já a infecção deve ser combatida com os antibióticos tópicos ou orais.

O diagnóstico e tratamento precoce são indispensáveis para proporcionar aos seus filhos uma vida normal e tranqüila, livre das inflamações e das incômodas coceiras.

Por Karina Conde

Comente