Cuidado com os olhos dos recém-nascidos

Cuidado com os olhos dos recémnascidos

Quando um bebê nasce ele é submetido a inúmeros exames e um aspecto que deve ser bastante lembrado é a importância do cuidado sobre a visão dos bebês. Bem cedo é possível detectar sinais que indicam necessidade urgente de tratamento. Você sabia que existem 40 milhões de cegos no mundo e pelo menos metade poderia estar enxergando se tivesse recebido socorro imediato? Por isso o cuidado com os olhos logo cedo é tão importante para o desenvolvimento de uma visão saudável.

"Se houver uma mancha branca na pupila, vermelhidão nos olhos, ou ainda se a criança estiver demonstrando incômodo na presença de luz e lacrimejamento constante, não se deve esperar que o problema se resolva sozinho. O tamanho dos olhos e sua movimentação também são relevantes e devem ser acompanhados", explica Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.

O especialista afirma que ainda na sala de parto é realizada a primeira ação de saúde ocular na criança. "Logo após o nascimento, é pingada uma gota de nitrato de prata para prevenir doenças oculares graves que possam causar cegueira".

Comente