Como aliviar o desconforto do bebê com os dentes de leite

dente de leite

Shutterstock

Para trazer alívio para a "coceira" gengival dos bebês, característica do nascimento dos dentes de leite, oferecer mordedores é a melhor opção. Eles podem ser colocados na geladeira antes para que o frio tenha uma ação calmante sobre a gengiva irritada.

Caso o bebê não aceite os mordedores, uma fralda de pano molhada com o suco que ele gosta e gelá-lo pode ser uma saída. Também pode ser usada uma dedeira para massagear a gengiva ou a introdução de alimentos mais duros.

O uso de pomadas com anestésicos locais podem aliviar os sintomas, bem como o uso de analgésicos em algumas situações bem específicas, sempre com o acompanhamento de um profissional (odontopediatra ou pediatra).

Cuidados de higiene

Com o início da erupção dos dentes de leite os pais devem ter muita atenção com a higiene bucal do bebê. Pode ser usada uma gaze ou fralda embebida em água filtrada pelo menos três vezes ao dia nos dentinhos, gengiva, bochecha e língua.

Com a erupção dos molares de leite, os dentes posteriores, é importante introduzir o uso de uma escova dental com cabeça pequena e cerdas bem macias para limpar as superfícies dentárias. Não se recomenda o uso de cremes dentais com flúor, pois a deglutição de flúor pode ser tóxica para o bebê.

A amamentação deverá ser aos poucos suprimida de madrugada e, após a última mamada, deve-se higienizar os dentinhos, estabelecendo essa rotina antes de dormir. É mais comum do que se imagina ocorrerem as "caries de mamadeira", pois a noite a salivação é menos intensa e portanto os dentes ficam mais desprotegidos com a diminuição de saliva.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: filhos notícias dente de leite