Como ajudar o bebê nos primeiros passos

Dicas para ajudar o bebê e fazer ele aprender a levantar
primeiros passos do bebê

foto: iStock/© Nadezhda1906

Ô fase gostosa essa em que seu bebê está se conhecendo e conhecendo o mundo exterior, não é mesmo? Tocando os objetos, experimentando os sabores, emitindo as primeiras falas e também aprendendo a andar.

E nessa etapa dos primeiros passinhos, é claro que a criança vai aprender a andar e levantar pela tentativa e erro, e é preciso ter paciência e muita, muita calma. Principalmente porque muitas mamães ficam preocupadas demais com a queda.


E nessa fase de aprendizado, qualquer movimento de desespero como correria ou berros pode assustar a criança e deixá-la mais insegura.

Nesta etapa, procure explorar diferentes superfícies além do piso de casa ou do asfalto, tais como a grama e a areia, por exemplo. Além de dar firmeza ao movimento da criança, ajuda a formar a curva da planta do pé. Se sentir que os dedinhos estão retraídos, passe uma esponja áspera no peito do pé. A criança vai abrir os dedinhos por conta do reflexo e assim você poderá ajudá-la a apoiar o pezinho completamente no chão, lhe conferindo o equilíbrio necessário.

Você também pode fortalecer e estimular essa musculatura, massageando as perninhas do bebê durante o banho e a troca de fraldas. 

Esqueça o andador. Brinquedos que funcionam: você pode dar um bastão para a criança segurar, assim ela treina o equilíbrio. O bambolê também pode ser uma boa opção. Coloque a criança dentro dele e se agache para ajudá-la. Incentive a criança a segurar o bambolê, em pé, com ele na cintura. Você fica de frente para ela e andando de costas,  acompanhando os passos e o ritmo dela, para treinar sua postura e movimento.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: bebês