Ciúmes de pai

Ciúmes de pai

Quando homens e mulheres têm um filho juntos, eles não são mais um simples casal, e sim uma família. O bebê é responsável por mudar completamente a vida a dois, isso antes dele nascer, já na gravidez.

Nesse misto de emoções, as mulheres ficam sensíveis. Já os futuros papais passam por momentos de insegurança e até mesmo ciúmes. Segundo a Blenda Oliveira, psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo - SBPSP e doutora em psicologia clínica pela PUC-SP, desde a antiguidade, o homem não foi acostumado a entender o processo de gestação, tampouco participar dele.

"No início da civilização humana, os homens imaginavam que a gravidez era fruto do poder da mulher e dos deuses. Ela desperta alegria, ciúmes, exclusão e força, deixando-os dúbios em relação ao modo como reagem a sua mulher grávida". Blenda diz que para muitos homens há, quase sempre, uma sensação de que o filho pertence à mulher, já que ela o carrega por nove meses e o amamenta por mais algum tempo.

E quando o bebê nasce é comum algumas mulheres de fato se afastem dos seus maridos, o que ativa um estado de maior insegurança e exclusão no homem. "Quando eles percebem essa mudança de comportamento e me procuram busco averiguar se já existem outras divergências entre o casal que estejam aquém ou além da questão dele se tornar pai. Também examinamos os desejos e as expectativas que estão em torno disso. O casal precisa manter-se em diálogo e, dentro do possível, o pai buscar estar incluído em tudo que rodeia a gravidez como a escolha do nome, do médico, consultas do pré-natal, ultrassonografia, compras do enxoval e, principalmente, o momento do nascimento", recomenda a psicanalista.

leia também


Mais do que isso, Blenda aconselha que não só a esposa, mas também outras mulheres, como avós, babás ou tias, também incentivem e aceitem os cuidados dos papais. "Às vezes são diferentes, mas não menos importantes". Por ser uma situação nova e complexa, muitas vezes eles mesmos não entendem o que está acontecendo. Entretanto, algo é certo. Eles só querem ter a mulher e o seu filho sempre ao seu lado, dar e receber carinho, sempre.

Por Juliana Lopes

Comente