Cesárea "natural": técnica para deixar o parto mais natural

A técnica diminui as complicações e aumenta o laço entre mãe e filho na hora do nascimento
cesárea natural

A cesárea natural diminui as complicações e aumenta o laço entre mãe e filho. Foto: Reprodução/Youtube

De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), 43% dos brasileiros nascem por cesáreas no país. Isto em um cenário onde o índice recomendado é de 15%, já que o parto normal é menos arriscado para mãe e para o bebê. Para misturar os dois tipos de partos, uma nova técnica que está sendo realizada na Inglaterra, a 'cesárea natural'.


A técnica promete diminuir o impacto e complicações após a cesariana. Nela, os médicos esperam que o bebê 'saia' no seu próprio tempo logo após o corte. Para mostrar como a experiência é realizada, a mamãe Sarah Saunders compartilhou o vídeo do nascimento de seu filho. "Quis compartilhar esse vídeo para mostrar que se você não pode ter um parto ‘normal’, fazer uma cesárea natural é a segunda melhor coisa! Nesse vídeo incrível meu filho faz o próprio parto depois que o cirurgião coloca sua cabeça para fora", disse ela. 

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, essa técnica, além de diminuir as complicações, aumenta o laço entre mãe e filho na hora do nascimento. O procedimento será testado na rede pública do país em junho deste ano. Confira o vídeo:

Por Thamirys Teixeira

Comente