Brincadeiras educativas para ajudar no desenvolvimento dos bebês

Brincar ajuda o desenvolvimento do bebê

http://www.freedigitalphotos.net/images/Family_g212-Baby_And_Father_Are_Playing_p65914.html

Quando um bebê nasce, naturalmente a alegria toma conta das famílias. Nos primeiros meses, brincar e fazer caretas para o pequeno são ações naturais, mas o que muitos pais não sabem é quanto esse contato pode estimular as habilidades motoras da criança.

"Pesquisas mostram que se divertir regularmente com atividades simples é bem útil para desenvolver as habilidades motoras até a capacidade de ficar em pé e andar, além de ajudar no desenvolvimento cerebral e na fala, bem como na maneira como a criança interage e socializa com os outros", salienta a pediatra clínica Dra. Caroline Fertleman, autora do livro "Bebês Inteligentes" (Editora Coquetel), escrito com a jornalista Simone Cave.

Segundo as autoras, não é preciso muito tempo para garantir o aprendizado como resultado positivo da brincadeira. "Não é preciso estar o tempo todo com seu bebê ou supervisioná-lo a todo minuto. Provavelmente, você verá que, depois de iniciar uma atividade, algumas vezes ele continuará fazendo aquilo sozinho - e continuará aprendendo."

Alguns minutos diários são melhores que uma maratona mais longa feita uma vez por semana. Até mais ou menos os dois anos de idade, 15 minutos é o máximo que uma criança se dedica a uma única atividade. Alguns sinais, como resmungar, bocejar ou puxar as orelhas, indicam quando o bebê deseja parar.

Segue dicas de brincadeiras simples, rápidas e que podem trazer bons resultados para o desenvolvimento do bebê:

Vamos conversar?

Os bebês conseguem ouvir o mundo externo ainda dentro do útero, então já conhecem a voz dos pais desde que nascem, então que tal fazer comentários durantes as atividades, por exemplo: durante a troca, diga "Vamos pegar uma fraldinha limpa, o talquinho e trocar o bebê", sempre olhando nos olhos do bebê, que responderá ao estímulo. A voz conhecida acalma o bebê, estimula o reconhecimento das pessoas pela voz, colabora com o desenvolvimento da linguagem, entre outros benefícios.


De olho neles!

Com poucas semanas de vida o bebê adora observar os adultos. Coloque-o em cadeirinhas específicas que os mantenham ereto, para que possa exercitar os músculos e olhar todo movimento em volta. Independente do que esteja fazendo, busque de vez em quando interagir com ele, que vai adorar receber sua atenção. Isso ajuda a desenvolver a musculatura ocular; promove a compreensão do mundo; devido a posição mais elevada do corpo e ainda diminui os refluxos.

Serviço:

Livro Bebês Inteligentes 1 (Para bebês até 1 ano)

Formato: 20,5 x 20,5 - Colorido

N° de páginas: 96

Preço: R$ 14,90

Por Carmem Sanches

Comente