Brigas de casais causam danos emocionais aos bebês

bebêdanos emocionais

Foto - Shutterstock

Está claro que presenciar brigas entre os pais ou violência doméstica causa danos emocionais em bebês e crianças. Mas esses traumas podem ir muito além. De acordo com uma nova pesquisa, feita pelos cientista da Escola de Medicina da Universidade de Tulane, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, isso pode afetar o DNA das crianças.

Tais traumas podem prejudicar os telômeros. Eles são a base dos cromossomos e os traumas impedem que um telômero entre em contato com outro, impedindo a ligação entre os cromossomos. O resultado disso pode ser dificuldades cognitivas e doenças como diabetes, problemas cardíacos e excesso de peso.

O estudo foi feito com 80 crianças entre 5 e 15 anos. "Quanto mais essas crianças presenciavam um momento estressante, mais curtos eram seus telômeros - e notamos isso depois pesquisar muitos outros fatores, incluindo o nível socioeconômico, escolaridade materna, idade dos pais e idade da criança", explicou Stacy Drury, autor do estudo. Outra curiosidade: presenciar tais eventos é mais traumático para meninas do que para meninos.


Por Helena Dias

Comente