Bebês que dormem na cama dos pais correm mais riscos de morte súbita

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
morte súbita

Foto: Tosca Radigonda/cultura/Corbis

Dormir agarrado com seu filhote recém-nascido pode não ser uma boa opção, avaliam os médicos. Pesquisas britânicas apontaram que bebês que dormem na mesma cama que os pais têm mais risco de morte súbita.

Um estudo publicado no jornal científico JAMA Pediactris acaba de mostrar que o número de crianças que dormem na mesma cama que os pais dobrou nos últimos 17 anos nos Estados Unidos. Em 1993, eram 7% das crianças; em 2010 o número passou para 14%.

Em nota, a pesquisadora Eva Colson, responsável pelo estudo da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, alerta que esse comportamento aumenta em três vezes o risco de morte súbita por sufocamento.

Segundo especialistas, a síndrome da morte súbita pode ser compreendida como o óbito de crianças entre 1 a 12 meses de vida sem causas esclarecidas após a autópsia completa. A incidência maior acontece com bebês entre 2 e 4 meses.

Para manter um sono mais seguro para seu pequeno, os médicos recomendam não deixar que os bebês durmam durante a noite em carrinhos, que além de aumentar o risco de acidentes, por conta da mobilidade, não oferecem uma superfície reta e firme que o bebê precisa durante o sono mais prolongado.

Uma opção para os primeiros dias com o bebê em casa, é colocar o berço no mesmo quarto que você está dormindo e, claro, também dividir a tarefa de acordar no meio da noite com o parceiro.

Veja outras dicas imbatíveis para seu maior conforto e do bebê!

Dormir de barriga para cima

É a posição mais segura porque a criança respira melhor e tem menos risco de engasgo - caso vomite, ela vai girar a cabeça para o lado.

No berço, só o bebê

Bichos de pelúcia, travesseiros ou qualquer objeto solto devem estar fora do berço, inclusive protetores. Além do risco de asfixia, acumulam ácaros. O cuidado vale para roupas de cama, que devem ser presas embaixo do colchão.

Não exagere no cobertor

Seu filho deve estar vestido de maneira confortável para o clima do dia. A criança deve estar com uma "camada" a mais de roupa do que você. Apenas isso! Também não deve cobrir a cabeça nem as mãos do seu filho, pois é pelas extremidades que ele regula a sua temperatura.

Espalhe as informações

Você tem uma babá? Seu filho fica em um berçário? Com a sua mãe? Faça com que todos que ajudam você nos cuidados com o bebê saibam das recomendações sobre como prevenir a morte súbita.


Por Natália Farah

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente