Balbuciar com o bebê pode ajudá-lo a falar mais cedo

bebê falar

Foto - Shutterstock

Falar com seu bebê e responder aos sons que ele emite pode ajudá-lo a desenvolver a fala mais rapidamente, diz estudo. As novas conclusões fora feitas pela Universidade de Iowa (UI) e Universidade de Indiana.

Muitos estudos parecidos já haviam sido feitos, mas segundo Julie Gros-Louis, professora assistente da Universidade de Iowa, o que ajuda não é o fato da mãe responder aos sons, mas sim como ela responde.

As pesquisas analisaram 12 mães com seus filhos de 8 meses, duas vezes por mês, num período de 6 meses. Os bebês que tinham mães que respondiam a seus bebês de acordo com o que achavam que eles estavam falando mostraram um aumento na producão de sons mais complexos, com vocalizações. Os bebês também passaram a balbuciar mais para suas mães quando perceberam que eram correspondidos.

Já as crianças que não eram correspondidas pelas mães não mostraram a mesma taxa de crescimento em habilidades e comunicação. Esses bebês também "falavam" menos com suas mães. Depois do final do estudo, as mães que balbuciavam com seus bebês noticiaram que eles começaram a falar as primeiras palavras por volta dos 15 meses.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: bebês desenvolvimento pesquisa fala