Até quando o bebê é considerado de colo?

criançacolo

Foto - Shutterstock

Essa dúvida é bastante comum entre as mães: até quando um bebê é considerado de colo? O assunto ganha maiores proporções se o colo for fator decisivo na hora de pegar a fila preferencial.

Não existe uma lei específica que determine a idade. Teoricamente, uma criança é de colo quando ainda não anda, certo? Em termos. Crianças pequenas se cansam com mais facilidade e pedem colo. Quanto mais pesadas são, maior é o trabalho da mãe, por isso ela merece um lugar nas filas preferenciais (e nenhuma mãe há de discordar disso).

A ideia de pegar uma fila preferencial não é apenas pelo esforço físico que a mãe faz ao carregar a criança. O temperamento da criança também deve ser levado em conta. Até os dois anos, o tempo de concentração deles é curto, ficam impacientes, se cansam facilmente. Pelas próprias crianças, passar na frente também é indicado.

Mas claro que tudo depende da situação e da boa vontade de quem está em volta. Você se sentiria confortável em ver uma mãe pegando fila com uma criança no colo, mesmo que ela já seja grandinha? O mesmo acontece com idosos; eles podem ainda não ter 60 anos, mas não custa nada ceder lugar no ônibus para os mais velhos.

E grávidas? A regra de etiqueta é a mesma. Os riscos da gravidez acontecem nos primeiros meses, justamente quando a barriga ainda não aparece. Mas não é por que a barriga não aparece que a grávida não tem direito preferencial, certo? Usar o bom senso e a educação é a melhor pedida.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: idade filas preferencial bebê de colo