A maternidade muda tudo no amor

A maternidade muda tudo no amor

Foto Photostock/ http://migre.me/8bXy6

A maternidade muda tudo na vida da mulher, e inclusive a vida sexual. Depois da maternidade é preciso ordenar os sentimentos, e o jeito de viver, mas isso não é um problema, é somente uma mudança. Uma das maiores e mais profundas, diga-se de passagem. Quando os pais vivem juntos, o casal vai passar por essa série de mudanças juntos.

Você pode estar imaginando que a nova vida de mãe deixa o sexo mais morno ou menos necessário. Não é assim, ou não precisa ser assim. O começo é uma fase de adaptação em que a mulher estará voltada para seu filho, sua atenção, seus cuidados e todo o seu amor.

O Vila Mulher foi conversar com Marcos Donizetti de Almeida, psicólogo clínico, e ele nos explicou como essa mudança acontece: "É um momento chave de transformação: temos a inserção de um terceiro indivíduo na relação. Temos a mudança de status dos pais, enquanto sujeitos, já que deixar de ser filho ou filha para ser pai e mãe implica ver-se de outra forma e ser reconhecido de outra maneira pela sociedade". É uma espécie de amadurecimento emocional como nunca antes sentido.

Em meio a esse turbilhão de mudanças físicas e psicológicas, a mulher se vê diante da nova condição de mãe, e mesmo assim, não deixa de ser mulher, nem de ter tesão. Ele continua existindo, o seu companheiro também continua a desejar você, que também a ser a mesma mulher com os mesmos atrativos de antes, mas agora também é mãe. Uma coisa não exclui a outra.


Marcos também falou da profundidade dessa transformação, "Posso dizer que numa situação em que ambos mudaram, em que a configuração familiar mudou, o casal precisa reencontrar-se de forma que o tesão seja possível (pode até aumentar). A maternidade faz com que o casal se reinvente, não demora e o desejo reaparece".

O casal precisa estar ciente dessas mudanças até para poder encará-las com bom humor e jogo de cintura, ingredientes indispensáveis para qualquer relação dar certo.

Por Giseli Miliozi

Comente