A maternidade e o sono do bebê

Ter um filho é algo maravilhoso e o maior presente que uma mulher pode ganhar mesmo isso significando mudanças em todo nosso jeito de ser e viver
maternidade

foto: iStock/©NiDerLander

É muito comum vermos mamães planejando o quartinho do bebê, comprando roupinhas, se preocupando com a alimentação, pensando no parto e em inúmeras outras tarefas que envolvem a chegada do novo membro na família. Isso é normal e faz bem para o emocional da mãe, mas é comum também perceber que a maioria dessas mães não param para pensar em quão significativas vão ser as mudanças que a chegada de um bebê vai trazer em suas vidas, em particular para casais que vão vivenciar a maternidade e paternidade pela primeira vez. 

Percebo que esses pais não se preparam emocionalmente para as mudanças e quando se deparam com as primeiras dificuldades ficam estressados e perdidos. A chegada de um bebê exige de nós muito cuidado e dedicação, os primeiros dias são cheios de novidades, uma mistura de alegria, preocupação e cansaço tomam conta de nós mamães, mas além de todo cuidado diário que um bebê necessita, as noites mal dormidas são muito cansativas e talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas pela família. Como psicóloga e consultora de sono materno e infantil, percebo a enorme dificuldade que as mães enfrentam em ter uma rotina saudável e hábitos de sono que contribuem para uma boa noite de descanso. O que fazer então para que não passemos apuros na nova rotina diária, principalmente com o sono do bebê?

Se o seu bebê ainda não chegou, você pode parar para refletir em como sua vida vai ficar, conversar com seu parceiro sobre possíveis distribuições de tarefas, pensar em como vai ficar a vida do casal, entre outras coisas que possam representar mudanças na vida da família. Se o seu bebê já nasceu e tem sentido que o dia a dia está muito corrido e cansativo, talvez seja hora de parar por um instante e pensar em como seu dia pode ficar mais prático. 

Aqui vão algumas dicas:

- Estabeleça horários. Ter uma rotina bem estruturada com a hora do sono, banho e alimentação é fundamental, tanto para o bebê quanto para a mamãe.

- Dê uma atenção especial às sonecas do bebê, pois recém nascidos tendem a não ter horários de sonecas estabelecidos e podem facilmente ficar mais tempo acordados do que deveriam, resultando em bebês cansados e irritados, que demoram para dormir e não conseguem permanecer dormindo por mais de 30 minutos. 

- É muito bom receber visitas de amigos e familiares que querem celebrar esse momento conosco, mas com amor e carinho programe essas visitas em dias e horários mais tranquilos e evite visitas à noite, pois muita conversa pode super estimular o bebê justamente no horário que ele precisa relaxar para ter uma boa noite de sono.

- Descanse, se preocupe menos em como a casa vai estar e aproveite uma das sonecas do bebê para dormir também, assim vai ficar mais descansada quando acordar a noite para amamentar.

- Aproveite cada momento, a maternidade reserva momentos inesquecíveis, além de um grande aprendizado podemos viver experiências maravilhosas ao lado do nosso pequeno presente.

Feliz dias das mães!

Anelisa Almeida é mãe, psicóloga, pós graduada em cuidados da família e especialista em sono materno e infantil peloInternationalMaternityInstitute da Califórnia. Atua como consultora de sono através do site www.horadosono.com - contato:contato@horadosono.com.

Comente

Assuntos relacionados: maternidade