7 passos para o tirar a fralda das crianças

fralda

Crédito: Science Photo Library - RUTH JENKINSON/Getty Images

Dizem que as meninas saem da fralda antes dos meninos. Ainda não existe nenhuma comprovação científica que explique a razão desse fato, ao menos, curioso.

Uma das explicações vem da médica-assistente da nefrologia pediátrica do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas (SP), Erika Arai Furusawa. "Talvez seja pelo fato de que o processo dependa, entre outros fatores, da maturidade psicológica da criança, algo que aconteceria antes no sexo feminino", observa.

A grande dúvida dos pais é saber a hora de tirar a fralda dos pequenos. Pediatras concordam que não existe uma idade ideal. Eles dizem que são as próprias crianças que vão demonstrar alguns sinais de que está na hora de ir ao banheiro.

Estudos já demonstraram, no entanto, que quando se tenta adiantar o processo, o que acontece é que ele acaba levando mais tempo. E será bem mais estressante para todo mundo.

O controle total da micção e da eliminação das fezes só ocorre por volta dos 5 anos de idade - e é normal a criança deixar escapar o xixi ou o cocô.

Até lá, mamães e papais, tenham paciência. Nós selecionamos algumas dicas que podem ser úteis a vocês.

1. Crie uma estratégia para o desfraldamento

Em primeiro lugar, você vai ter de decidir se vai tirar a fralda diurna de uma vez só ou se vai fazer a mudança de forma gradual, colocando fraldas sempre que necessário.

2. Espere o momento certo

O segredo do sucesso do desfraldamento é só começar com o processo quando a criança realmente já tiver capacidade física (controle esfincteriano) para segurar as necessidades. Embora existam crianças que conseguem fazer isso já com 1 ano e meio, outras só vão estar prontas depois de completar 3 anos.

3. Deixe-a aprender pela imitação

Se vocês ainda não fazem isso em casa, deixe que sua filha veja a mãe e o pai fazerem xixi. Ela vai notar que há diferenças no jeito de urinar, e essa já será uma ótima oportunidade para explicar como meninas e meninos usam o banheiro.

4. Providencie o equipamento correto

A maioria dos especialistas recomenda o bom e velho penico, que dá mais segurança à criança. O adaptador para o vaso sanitário é ótimo porque evita que a criança caia dentro do vaso e poupa você da operação de lavar o penico (principalmente quando se trata de cocô), mas pode assustar sua filha no começo. Você pode guardar essa opção para quando ela já estiver bem treinada.

Um banquinho bem firme é uma boa idéia para este momento. Ele pode ajudar sua filha a alcançar o vaso sanitário, quando ela quiser experimentar a privada. Nesse caso, também serve para apoiar os pés enquanto estiver sentada lá. Mesmo antes disso, o banquinho vai ser útil na hora de lavar as mãos.

5. Compre calcinhas "especiais"

Se der, leve sua filha com você à loja para escolher calcinhas bem legais. Antes do passeio, conte a ela como vocês vão fazer uma coisa especial, porque ela já é uma menina grande e agora pode usar calcinha igualzinho à mamãe!

6. Ensine-a a se limpar do jeito certo

Uma das coisas mais importantes que você precisa ensinar à sua filha é a se limpar do modo correto. Explique que ela precisa passar o papel sempre da frente para trás, da vagina para o bumbum, e não o contrário, principalmente quando faz cocô.

7. Deixe-a circular pelada

Esse é um jeito de evitar o xixi na calça. Aproveite dias de calor e deixe-a brincar pelada pela casa (ou, pelo menos, em algum lugar que não cause grandes prejuízos se ela fizer xixi no chão). No começo, as escapadas de xixi são inevitáveis, e assim você não molha tanta roupa -- e a criança não se sente tão mal por ter feito xixi na calça.


Por Natália Farah

Comente

Assuntos relacionados: desfralde menino menina fralda mãe