7 coisas para NUNCA fazer ao visitar um recém nascido

Respeite a mãe e não mande na família. Veja dicas para tornar a sua visita o mais agradável possível!
recém nascido visita

Foto: Reprodução/The Bump

Algumas pessoas cometem algumas gafes quando vão visitar recém-nascidos e mães em maternidades ou em casa. Por mais que seja um momento especial, os visitantes devem levar em consideração alguns fatos para que as visitas ao bebê não se tornem momentos desagradáveis. Para informar a todos algumas regrinhas de etiqueta e até saúde e segurança que envolvem este momento, reunimos dicas simples para não cometer nenhum deslize. Confira:


1- Avise antes de chegar

Não apareça sem avisar. Além de correr o risco de atrapalhar a rotina da casa, você ainda pode estar invadindo um espaço que muitas vezes é de resguardo da mãe. Visitas curtas também são importantes!

2- Não pegue o bebê sem permissão

Todos queremos segurar o bebê no colo, claro, mas é muito desagradável faze isso sem permissão. O que a criança precisa neste momento é o colo da mãe, que também está querendo ficar mais perto do filho. Acordar o bebê ou pedir para acordarem também é uma péssima ideia.

3- Pense na saúde do bebê

Nada de aparecer com perfume, resfriado, gripado, com batom. Quando vier, certifique-se de que lavou as mãos antes de qualquer contato. Não beije o bebê ou pegue na mãozinha, ele não foi vacinado e não tem anticorpos.

4- Você pode ajudar de inúmeras maneiras

A mãe provavelmente está sensível, cansada e passando pelo puerpério. Você pode oferecer ajuda tirando a roupa da máquina, esquentando comida, fazendo um chá. Ajuda não é necessariamente trocar frauda ou segurar o bebê, e se estiver pensando em fazer isso, pergunte antes de fazer. Nessas horas parece que todo mundo sabe mais que a mãe, imagine como ela deve se sentir.

5- Alimente a mãe

Lembre-se de que a nova família está cansada e passando por um período de adaptação. Portanto aparecer com uma comidinha pode ser extremamente útil e carinhoso.

6- Segure seus palpites

Não dê palpites não solicitados ou faça comentários que ponham em dúvida a competência dos pais. Isso pode ser muito desagradável e indelicado.

7- Privacidade, por favor

Não fotografe e nem poste fotos do bebê sem pedir autorização. Cuidado também com o flash da câmera.

Por Thamirys Teixeira

Comente