5 produtos que auxiliam a amamentação

leite materno

Foto - Shutterstock

Com tantos avanços no mercado de produtos para bebês, amamentar se tornou uma tarefa menos árdua, e muito mais prazerosa para quem está disposta a encarar o desafio de ser mãe.

Em tempos de "Mamaço Virtual" (campanha que tem chamado atenção por defender a amamentação e criticar preconceitos contra a mãe que amamenta em público), nunca se falou tanto sobre o tema.

Uma das coisas mais primordiais da vida, de repente vira o centro das atenções e ganha uma força há muito tempo esquecida.

É importante saber que existem aliados para as mulheres que pretendem encarar esse desafio da amamentação.

Lanolina

A pomada de lanolina está em todas as listas de enxoval da equipe.Seus efeitos de cicatrização e hidratação são impressionantes, e a grande vantagem da pomada de lanolina é que não é preciso retirá-la para amamentar.

Além disso, o tratamento já pode começar antes mesmo do nascimento, para proteger e prevenir rachaduras no bico do seio.

Absorventes

Esse já é um velho conhecido das mães que amamentam, mas não pode ficar de fora da lista de itens obrigatórios, o absorvente de seio vem em versão descartável ou em algodão orgânico, e ajuda na absorção do leite que pode vazar durante as mamadas. Assim a mãe jamais vai correr o risco de ficar com a blusa molhada. Esse é um item que vai ser usado durante todo o período de amamentação.

Mantas de amamentação

Para mães que não se sentem tão confortáveis em amamentar em públicoexistem as mantas próprias para amamentação. Elas são como aventais que cobrem tanto o bebê quanto o seio, mas permitem, através de uma armação flexível, que a mãe tenha contato visual com o bebê enquanto mama, sem expor o seio.

Bomba de Leite

Tanto a bomba manual quanto a elétrica são opções que costumam não faltar nos enxovais. Elas servem para aliviar a tensão do ´peito cheio´ para as mães que costumam produzir leite demais, que querem doar leite, ou ainda para aquelas que precisam sair esporadicamente durante o período de amamentação.

Bolsas em Gel

Com função parecida com a dos pads, essas bolsas podem ser colocadas na geladeira para fazer compressas e aliviar as dores. O diferencial desse produto é seu formato anatômico. Algumas mães podem produzir leite em excesso, e a bolsa pode ajudar a não empedrá-lo.

Amamentar não é uma tarefa fácil e sem o conhecimento desses produtos, algumas mães podem acabar desistindo. Mas essas barreiras são naturais no início do processo, mãe e filho estão se conhecendo, estão aprendendo juntos e amamentar é realmente um ato importante.

Ali, naquele momento, a mãe não só doa alimento, mas também saúde e principalmente amor, que é o que os bebês mais precisam nesta fase da vida para se sentirem seguros.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: bebês leite materno mãe amamentação