Voos cancelados: o que fazer?

Voos cancelados o que fazer

Recentemente, vários voos para a Argentina foram cancelados devido às cinzas do vulcão chileno Puyehue. Casos como esse não são tão comuns, mas podem acontecer de um voo ser cancelado por causa das condições climáticas.

Ao consumidor, no entanto, cabe ir atrás dos seus direitos. Segundo informações do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), deverá ser devolvido ao passageiro o valor integral da passagem. Caso tenha sido pago à vista, o ressarcimento deve ser imediato. Se parcelado no crédito, vai de acordo com a administradora do cartão. Lembrando que as taxas cobradas pelos aeroportos também fazem parte.

Em alguns casos, o consumidor pode deixar em aberto e optar por uma outra data, não esquecendo que a validade da passagem é de 1 ano. Ainda de acordo com o Idec, no caso de a empresa cancelar vários voos por motivos operacionais e o consumidor precisar viajar com urgência, pode tentar negociar o endosso imediato do bilhete para embarcar por outra companhia.


Caso não consiga resolver o problema diretamente com a empresa, o passageiro pode procurar os Juizados Especiais Cíveis (JECs) disponíveis em alguns aeroportos do país. Além disso, é importante registrar queixa na Anac. O telefone da agência é 0800 725 4445.

Por Lívany Salles

Comente