Viagem internacional: fique de olho no visto

vistopassaporte

Foto - Shutterstock

Em época de férias escolares há sempre um grande aumento na quantidade de brasileiros que querem ir para os EUA e Canadá. Para quem nunca fez uma viagem internacional, isso pode causar mais lentidão no processo que já não é simples!

Mesmo assim, sempre há aqueles que deixam tudo para a última hora! E o problema é que os imprevistos acabam fazendo com que muitas pessoas percam prazos e até precisem adiar a data de embarque. Todo o processo burocrático dura mais de um mês. A falta de informação e de orientação, junto com a desorganização e o velho excesso de confiança são algumas das causas dos comuns transtornos.

Há bastante rigor nas exigências para entrar em outros países, mesmo que seja apenas de passagem. Para tirar um visto é preciso:

- Passar por etapas de seleção de documentos;

- Pagamento de taxas;

- Agendamento para entrega da documentação;

- Registro de impressão digital;

- Entrevista no consulado.

Por isso, é recomendável iniciar o processo de requerimento do visto com antecedência mínima de 40 dias, e contar com a assistência de profissionais especializados e que já têm experiência no encaminhamento deste processo.

"Além de achar que o visto será aprovado com rapidez, muitas pessoas arriscam e encaminham o processo sozinhas. Mas não fazem as comprovações necessárias, têm o visto negado e acabam perdendo tempo, e dinheiro", conta Alexandre Luis Pedrosa, que é diretor da Infovistos.

Uma dica é que os viajantes reúnam o máximo de documentos referentes a vínculos sociais e financeiros, para comprovar que tem bons motivos para voltar ao seu país de origem. A comprovação de disponibilidade de recursos financeiros para se manter no exterior durante o período estipulado para a viagem também é muito importante.

Confira abaixo o tempo estimado para a concessão do visto de turismo para alguns destinos mais procurados pelos viajantes:

Canadá: 10 a 15 dias úteis

Estados Unidos: 10 dias úteis após entrevista

Austrália: 5 a 10 dias úteis

Nova Zelândia: 10 a 15 dias após entrada no consulado

Reino Unido: 20 dias corridos

China: 4 a 7 dias úteis

Índia: 4 a 7 dias úteis


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: viagem turismo férias escolares visto