Vamos planejar nossas compras de Natal!

Vamos planejar nossas compras de Natal

Foto: Dreamstime

Com pouco mais de um mês para o Natal, as vitrines já mostram decoração natalina, novas coleções de verão 2012 e diversas promoções que irão aproveitar a disponibilidade maior das pessoas em consumir seja para si mesmas ou presentear. Nesta avalanche que estimula gastar - e as vezes acaba por induzir a gastos além do necessário - precisamos começar a planejar para fazer uma boa economia. Nada melhor do que comprar com a melhor relação custo benefício, e para isso quem começa agora seguramente gastará menos do que quem deixar para os dias que antecedem a festa. Aqui vão algumas dicas:

- Tire um tempo para planejar para quem você irá comprar presentes e deixe uma margem de segurança para um eventual amigo secreto que surja ou um visitante a mais na noite de Natal. Isso evita aquela sensação de "não tenho nada para retribuir". Uma idéia boa é ter um livro bacana, pronto para presentear. O livro deve ser capaz de agradar a diversos gostos - inclusive o seu - porque se não aparecer dono, adivinhe: mais uma boa leitura nas suas mãos!

- De posse da lista de presenteados e presentes, comece a aeróbica da "maratona caminhante" nos centros de compras. Gosto de lembrar que há muitas possibilidades de onde comprar, como as lojas de rua costumam ter preços mais baixos do que os tradicionais - e por vezes lotados - shopping centers. Outra dica é visitar feiras de artesanato, antiguidades e típicas - normalmente aos fins de semana como a da Liberdade, em São Paulo - que são bons lugares para achar um presente original com preço adequado ao orçamento.

- Ainda na compra de presentes, lembre que há bazares nas principais cidades brasileiras com objetivo de reverter recursos para entidades assistenciais. Nestes bazares produtos de alto valor podem ser encontrados bem mais em conta, por serem doações (e geralmente peças novas, porém sem embalagem) e não contam com carga tributária. Você poderá se surpreender com a variedade que os bazares beneficentes oferecem, a bons preços.

- Quem tem habilidade manual pode aproveitar e customizar presentes. A moda do verão redescobriu o crochê e o tricô de linha, fresquinhos e bonitos para peças originais que, certamente, farão a unicidade algo especial no presente. Caixas decoradas artesanais são uma idéia simples e prática que dá um charme extra a qualquer presente e com uma vantagem: dá pra aprender a fazer rapidinho! Leva menos tempo que o crochê, tricô e mesmo um bordado e pode ser um delicioso lazer com o adicional da boa economia.

- Presentes de alto valor podem começar a ser pagos agora - como uma viagem - de modo a não sobrecarregar no início do ano. Quem compra antecipadamente pagando em três vezes sem juros terá quitado antes da volta às aulas, período de custos elevados com material escolar e matrículas. Analise se é seu caso.

- Comprar antecipadamente dá condições de pesquisar preços e mesmo contar com toda a variedade de numeração - no caso de roupas e sapatos - sem precisar ter que comprar algo simplesmente por ser o que serviu com o melhor preço. Vale ver as vitrines e conferir quanto custam os objetos desejados agora. É prática comum colocar pequenos aumentos em dezembro como forma de compensar custos por mais horas de trabalho, extras dos fins de semana, entre outros elementos que geram custo adicional.


- Procure pechinchar, até porque o valor pode ser reduzido em 5% para compras feitas à vista, em dinheiro. Isso é comum no comércio por representar a taxa paga pelo comerciante pelo serviço do débito ou crédito na compra com cartão. Lembre-se que pedir desconto não é ofensa e seu bolso agradece!

Suyen Miranda é publicitária e consultora de finanças pessoais, atuando no Brasil, Mercosul, Portugal e Angola. Já foi consumidora compulsiva voraz e tornou-se poupadora e empreendedora, e acredita que toda mulher pode e deve ser autônoma e independente financeiramente. suyen@suyenmiranda.com.br

Comente