Vale a pena comprar produtos usados pela internet?

A atual crise financeira vem movimentando o setor de usados - Saiba como fazer a melhor compra
compras online usados

Veja tudo o que você precisa saber para não se arrepender da compra. Foto - Istock/vadimguzhva

A crise financeira de 2015 vem movimentando um mercado até então pouco procurado: o dos usados. O número de sites que vendem produtos usados tem crescido tanto que fica difícil não cair na tentação e comprar algo de segunda mão. 


Essa é uma maneira de comprar objetos de grife e qualidade por preços mais acessíveis. No entanto, essa grande oferta faz com que a gente acabe comprando coisas desnecessárias, simplesmente pelo fato de estarem lá, mais baratas. 

Veja 5 dicas para comprar com coerência em sites de produtos usados, apenas o que vale a pena:

1 - Compare os preços

Antes de comprar alguma roupa de segunda mão que seja de coleções passadas, pesquise o preço da mesma peça na coleção atual. O indicado é que o preço esteja pelo menos 30% mais barato. Outra coisa: calcule o frete. Às vezes, somado ao produto, o desconto não vale tanto a pena.

2 - Devolução e garantia

Muitas vezes nos enganamos com o que compramos. Sempre pesquise as políticas do site em relação às garantias dos produtos e devolução, caso fique insatisfeita com o que comprou.

3 - Prefira lojas idôneas

Antes de comprar em qualquer loja, verifique a reputação do site. Há sites que avaliam as lojas online, como o E-bit, por exemplo. Também vale pesquisar comentários de usuários em fóruns.

4 - Salve o histórico de compra

Tenha em mãos todos os emails trocados e comprovantes de pagamento. Assim, caso precise comprovar algo, a entrega atrase ou o comprador alegue que você não pagou, está protegido pela lei e pela política do site.

5 - Opte por lojas com transações seguras

Algumas lojas nem sequer pedem sua conta bancárias e fazem transações por sites terceirizados, como Moip, Bcash e Pagseguro. Nesses casos, o pagamento só é liberado quando você confirmar o recebimento do produto. Caso contrário, eles devolvem seu dinheiro.

Por Thamirys Teixeira

Comente