Use o seu tempo de forma inteligente

Use o seu tempo de forma inteligente

O recurso do tempo é algo estudado por muita gente com o objetivo de melhor lidar com ele e o motivo para isso é simples: não é possível "comprar" mais tempo. Por isso hoje em dia todos nós queremos usar bem o tempo, que é mais caro que dinheiro.

O tempo que passou porque nos distraímos, ficamos no nosso conforto de inércia, não volta. Portanto, tanto quanto saber usar o dinheiro que fazemos via nosso trabalho, nossa renda e mesmo nossa herança é saber usar o tempo de forma inteligente. Podemos, perfeitamente, fazer mais com menos, quando nos planejamos bem.

Assim como o controle das finanças implica em estar atento e consciente para evitar o desperdício - compras desnecessárias, contas pagas em atraso por distração, não conferir troco, etc... - muita gente se perde no tempo por conta da procrastinação. Procrastinar significa deixar para depois, "empurrar com a barriga", postergar sem definição. Isso acontece com muita gente via o seguinte relato: "eu tinha me planejado para fazer várias coisas hoje e acabei só enrolando". Ou ainda "fiquei no computador para produzir uma planilha, mas apareceram várias pessoas para bater papo, fiquei lendo mensagens e quando percebi já era tarde".

Nada contra mensagens, boas conversas e a interação social, mas vamos fazer tudo isso de forma organizada. Assim como seu orçamento mensal define valores para gastos com supermercado, combustível e comprinhas, defina um tempo para estas interações, que pode ser dez ou vinte minutos - isso você vai analisar na sua rotina - e depois volte ao que planejou fazer no dia. Isso é especialmente importante para as pessoas empreendedoras, que são donas do próprio negócio e tem no uso de seu tempo o caminho para fazer negócios e produzir de modo inteligente. Mas quem é empregado de empresa ouve o tempo todo que precisa produzir, gerar negócios sem retrabalho, que é fazer uma atividade novamente por conta de erro. Nisso também reside o controle e organização via planejamento. Se você está na empresa em uma atividade, mas com a cabeça em outra, há grandes chances do detestado retrabalho acontecer - e seu tempo ser desperdiçado por conta disso.

Ter o tempo agindo a seu favor, por conta de uma boa organização nas atividades, seja em casa ou no trabalho significa muito: é qualidade de vida, é menos estresse e menor desperdício, já que gosto de lembrar que tempo não volta. Com mais tempo a nosso favor, podemos produzir mais, quem sabe finalmente tirar do papel a ideia de um negócio paralelo ou mesmo fazer o curso tão sonhado que irá abrir mais oportunidades profissionais. Muita gente pensa em aumentar a renda com um trabalho adicional, e tendo o tempo necessário isso deixa de ser sonho e vem para a realidade.


Com o tempo a seu favor você pode se dar ao prazer de parar e analisar seus próximos passos, estratégias, analisar os rumos de sua vida para assim fazer dela uma jornada de qualidade, satisfação e felicidade. Você pode criar as estratégias que irão auxiliar na sua qualidade de vida e também para o bem estar da sua família. Faça do seu tempo um aliado na sua prosperidade e lembre sempre que ele é o único bem que não se compra e, mais que isso, não tem preço!

Suyen Miranda é publicitária e consultora de finanças pessoais, atuando no Brasil, Mercosul, Portugal e Angola. Já foi consumidora compulsiva voraz e tornou-se poupadora e empreendedora, e acredita que toda mulher pode e deve ser autônoma e independente financeiramente. suyen@suyenmiranda.com.br

Comente