Um terço de toda comida produzida é jogado fora

13 de toda comida produzida é jogado fora

Quanto custa o quilo do feijão? E do arroz? Quem faz a listinha todo mês e pesquisa os preços vai saber responder prontamente a essas perguntas. E qual é a quantidade desperdiçada todo mês? Se a resposta for zero, parabéns! Isso significa que está longe de constar nas tristes estatísticas sobre o desperdício de comida no mundo. Já se não souber responder com exatidão, conheça os dados e as dicas para evitar jogar alimentos fora.

No mundo, 1/3 de toda a comida produzida é desperdiçado. O número do desperdício, nos países industrializados, é de 670 milhões de toneladas, segundo dados divulgados perla Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Já nos países em desenvolvimento, o estudo revela que os números são apenas um pouco menores, chegando a 630 milhões de toneladas.

Ainda de acordo com o levantamento, frutas e hortaliças, assim como raízes e tubérculos, são os alimentos mais desperdiçados. Para evitar que isso aconteça, é preciso planejar de forma adequada a compra no supermercado. Por exemplo, leve uma lista do que realmente precisa, prefira alimentos da época, pois costumam ser mais baratos e frescos, além de ter maior durabilidade.


Em casa, reaproveitar as sobras é uma forma nutritiva de evitar o esbanjamento. Por exemplo, o arroz do dia anterior pode virar bolinho ou canja. Os talos podem ser refogados. As cascas se transformar em geleias ou chás. Como pode ver, criatividade na cozinha é uma arma saborosa contra o desperdício.

Por Lívany Salles

Comente