"Tristezas não pagam dívidas" - do livro para o palco

Tristezas não pagam dívidas nos palcos

O antigo provérbio ‘Não adianta chorar pelo leite derramado’ arremata em cheio a idéia e vida de Mara Luquet. A jornalista, autora do livro ‘Tristezas não pagam dívidas’ sofreu um bocado com suas economias e conta sua própria biografia financeira de uma forma bem humorada, relatando seus endividamentos e compulsão em compras, cartão de crédito, cheques, etc. Depois de visitar duas vezes a falência e ter gasto de um dia para o outro o valor de um carro 0km, resolveu publicar soluções claras, simples e objetivas de como sair do vermelho.

De acordo com a autora, o título do livro nasceu depois de ler um texto sobre o Pixinguinha e descobriu que o pai do grande músico fez uma valsa com este nome. Batizou dessa forma seu livro, que contém 10 passos divertidos de como as pessoas podem planejar e administrar seu dinheiro.

O livro toma corpo e vida com a adaptação de Celso Melez para os palcos. "Ela entrou em contato com o nosso grupo e explicou mais ou menos o projeto, nós adaptamos algumas passagens do livro e transformamos em uma micropeça", conta o ator. A atuação de Celso no standy-up comedy dura em média 20 minutos e precede a palestra da própria Mara Luquet sobre seu mais novo livro. "A maior dificuldade que encontramos em encaixar o livro em uma peça foi tornar o assunto atraente para o público", revela Celso.

As linhas que formam o livro possuem uma característica marcante de Mara, o humor. A mistura de acidez e inteligência torna o livro engraçado e muito instrutivo para o leitor. Celso afirma ter explorado bastante esse lado cômico da obra e quando fala sobre a parte em que o público mais se identifica com a vida real ele afirma: "Com certeza na hora em que falo dos cartões de crédito e organização financeira, nessa hora é unânime, até eu me identifico".


Para quem está em São Paulo, fica a dica de um passeio bacana e que trará aprendizados importantes para o bolso! Você pode aproveitar a peça de Celso e depois a palestra de Mara com duração de aproximadamente uma hora.

Se você se interessou pelo livro, pode adquiri-lo nas melhores livrarias do país, inclusive na própria Saraiva por aproximadamente R$ 34,90. Mais curiosidades podem ser lidas no site que a autora montou, o ‘Tristezas’. Lá podemos encontrar metas, dicas específicas para diversas situações e ainda acessar um podcast exclusivo de Mara.

Por Alessandra Vespa (MBPress)

Comente