Trabalhar por dinheiro ou fazer o dinheiro trabalhar?

Trabalhar por dinheiro ou fazer o dinheiro trabalh

Trabalhar todo mês para ganhar o salário. Essa é a rotina de milhares e milhares de pessoas. Mas, e o contrário? Muitas pessoas se indignariam e diriam que é impossível o dinheiro trabalhar para elas. Pois para André Massaro, especialista me finanças do Moneyfit, isso é realidade até para quem ganha pouco.

Sim, é difícil guardar dinheiro e isso não é nenhuma novidade. Porém, com algumas medidas, todos podem se beneficiar, até aqueles que tem uma quantia pequena de reserva. "O importante é ter dinheiro sobrando para investir. Porém, isso é muito mais uma conseqüência de quanto se gasta do que de quanto se ganha", garante.

Primeiro, é preciso conhecer o dinheiro para ter maior controle e tomar decisões sensatas, acompanhar por meio de uma planilha todos os gastos que são feitos, sem medo de olhar o extrato bancário, nem de ir atrás das dividas pendentes. "Fugir de um problema para não se aborrecer é uma péssima estratégia, e em um país com taxas de juros criminosas como o nosso, as consequências podem ser nefastas", enfatiza.

Em segundo lugar, não é possível investir com dívidas a pagar. Como exemplo, o especialista conta a história de alguém que compra um carro a prestações com juros altíssimos e, ao mesmo tempo, mantém um dinheiro rendendo pouco na caderneta de poupança. Isso pode trazer algum alívio psicológico, mas não é nada prático do ponto de vista financeiro. "Nenhum investimento dará, consistentemente ao longo dos anos, retornos em taxas superiores àquelas que são praticadas em empréstimos e financiamentos", explica.


Por fim, o analista aconselha, sempre que possível, investir em educação, informação e networking. Antes de trocar o carro, é bom avaliar se não há um curso, uma especialização ou algum investimento que possa dar início a alguma transformação financeira. E relembra a famosa frase do filósofo chinês Lao Tse: "uma viagem de mil milhas começa com um primeiro passo". Então, mãos à obra!

Por Lívany Salles

Comente