Teste sua educação financeira

teste educação financeira

O presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos, elaborou um teste para que as mulheres descubram como estão em relação ao tema educação financeira.

Faça o teste abaixo, procurando ser fiel ao responder, refletindo sobre suas atitudes!

1 - Perante novas situações e novos desafios, você...

a) Enfrenta, independente dos resultados, pois sabe que conseguirá resolvê-los de uma forma ou de outra.

b) Procura saber mais informações sobre ele e, se na avaliação perceber que é de grande dificuldade, não o enfrenta.

c) Não gosta de grandes mudanças, teme o novo.

2- Para realizar sonhos você...

a) Age por impulso e não pensa em como suas finanças serão afetadas. O que importa é realizá-los.

b) Pensa em como alcançá-los, avalia as possibilidades e normalmente realiza-os, mesmo sem planejamento.

c) Lista os sonhos de curto, médio e longo prazos, avalia o valor de cada um. Organiza-se financeiramente e não se importa em esperar para realizá-los.

3 - Quando vai ao cinema dentro de um shopping...

a) Passa observando as lojas e se até as promoções, comprando mesmo sem necessidade. Pensa: "Está barato, vou levar!"

b) Chega ao shopping com muita antecedência, passeia por todos os corredores, observa as vitrines e compra tudo o que lhe agrada, sabendo que irá estourar o orçamento. Pensa: "Trabalho muito e mereço!"

c) Chega próximo ao horário da sessão, com o ingresso já comprado e dirige-se ao cinema, seguindo a programação. Pensa: "Será que vou gostar do filme?"

4 - Ao observar seu orçamento mensal...

a) "Orçamento mensal? O que é isso?" Não sabe o quanto gasta com supérfluos e com o que realmente é necessário.

b) Sabe que gasta muito com supérfluos, mas prefere ficar no vermelho a abrir mão dos seus prazeres.

c) Sempre que precisa fazer algum corte nas despesas sabe exatamente por onde começar: o que é necessário é mantido e o que é supérfluo é reduzido ou eliminado.

5 - A frase que mais combina com você é...

a) "Sou das antigas", o homem é quem deve sustentar a família!

b) Ter e ser o que eu quero só depende de mim, de minha persistência e da minha educação financeira.

c) Por mais que eu trabalhe, nunca terei o suficiente para manter a minha família e a mim.

6 - Quando você pensa em aumentar sua receita...

a) Procura especializar-se, realizando novos cursos, buscando ascensão profissional ou mesmo uma atividade paralela que gerará mais renda.

b) Vai ao departamento pessoal de sua empresa e solicita aumento de salário ou um adiantamento.

c) Pede demissão do atual emprego, pois possui uma rescisão trabalhista que por alguns meses, terá aumento da receita e procura outro emprego que lhe renderá um maior salário.

7 - Seu orçamento está comprometido, não há verba disponível e suas amigas a convidam e insistem para que as acompanhe em um passeio:

a) Você aceita, mas solicita a uma das amigas que pague as suas despesas e diz que irá reembolsá-la no próximo mês.

b) Você aceita somente se o passeio for num lugar onde não haverá custos, como uma peça de teatro ou show gratuitos, uma exposição ou passeio num parque.

c) Você aceita, usa o cartão de crédito como forma de pagamento, mesmo sabendo que não conseguirá quitar o valor total da fatura.

8 - Você é uma mulher que:

a) Vive com menos do que ganha, pois é previdente e poupa para realizar seus sonhos, não se importando com o que os outros pensam.

b) Gosta de cuidar de sua aparência mesmo que para isso gaste muito mais do que o seu padrão permite.

c) Vive o presente, gosta de estar na moda, mas não gasta além do que seu padrão permite.

9 - Se você fosse convidada a participar de um programa de TV e precisasse mostrar o seu armário, o que os apresentadores do programa encontrariam?

a) A grande maioria das roupas e sapatos com mais de dez anos. Por ser muito previdente, procura guardar quase tudo o que ganha, pois poderá precisar dessa reserva algum dia.

b) Tanto peças da moda, quanto as mais antigas, clássicas, que nunca saem de moda. Gosta de se vestir bem, mas compra somente o que seu orçamento lhe permite.

c) A maioria das peças são da moda atual, algumas com pouco ou nenhum uso (até com etiquetas). Quer estar sempre vestida conforme as tendências, pois aparência é tudo!

10 - Se uma vidente pudesse ver seu futuro, qual das previsões abaixo seria mais fiel ao seu perfil quando se aposentar?

a) Uma mulher independente financeiramente, que trabalha apenas por prazer, pois suas reservas poupadas permitem que você viva muito bem, mesmo que seja por mais de 100 anos.

b) Uma mulher que necessita continuar trabalhando para complementar a aposentadoria, visto que não tem reservas suficientes para manter seu padrão de vida.

c) Uma mulher que precisa trabalhar e seu sustento necessita ser complementado por ajuda dos seus familiares, pois não se preocupou em ter reservas financeiras, gastando sempre mais do que ganhou.

Confira abaixo resultado do teste, somando sua pontuação:

teste educação financeira

75 a 100 Pontos - Mulher Maravilha

Parabéns! Você já aplica a Metodologia DSOP e reconhece os seus benefícios. Educada financeiramente, prioriza seus sonhos, se organiza para realizá-los, vive um pouco abaixo do que seu padrão de vida permite, poupando para ganhos futuros.

51 a 75 Pontos - Mulher Elástico

Muito bem, você está no caminho certo! Estica daqui, estica dali, para conseguir viver de acordo com seu padrão, mas não está sendo muito previdente. Defina melhor seus sonhos e seja persistente.

26 a 50 Pontos - Mulher Gato

Tome cuidado! Com tantos pulos você poderá cair. O que está faltando é equilíbrio. Procure refletir sobre seus valores pessoais e adequar seu orçamento segundo suas receitas.


0 a 25 Pontos - Mulher Tempestade

Atenção! Você não precisa viver nessa instabilidade. Entenda que sua saúde financeira está diretamente ligada aos seus hábitos. Reveja seus conceitos referentes ao consumo.

Por Jessica Moraes

Comente