Supermercado mensal ou semanal: qual é mais econômico?

supermercadomensalsemanal

Foto - Shutterstock

Fazer compra no supermercado mensalmente ou por semana, o que compensa mais? Boa pergunta, pois nem os economistas conseguem responder a isso de forma exata. Por isso, eles indicam que cada um fique atento aos próprios gastos e necessidades de compras.

Especialistas ainda apontam que o velho método de marcar tudo que consome e a frequência que precisa ir ao mercado pode dar uma luz para entender quais vantagens e desvantagens têm em compras semanais ou mensais.

Para fazer isso, o SPC Brasil explica o jeito mais fácil de fazer esta conta. Pegue um papel, uma caneta e marque o tempo que dura os alimentos e produtos em sua casa, quais acabam mais rápido e quais acabam sobrando na despensa. Feito isso, divida as compras em grupos, separando em uso pessoal, produtos de limpeza e alimentos. Verifique o ritmo que a sua família se encaixa e veja qual método é mais vantajoso para você.

Então, se a sua família se encaixa no perfil de compras mensais, a melhor opção é você comprar a maioria dos produtos em atacados, normalmente, os preços são mais baixos devido a quantidade que se compra determinados produtos. Por outro lado, as promoções da semana em redes de supermercados estão fora da sua rotina.

Outras vantagens de quem optam pelo sistema mensal é o ganho de tempo nos 30 dias, afinal, entrar em mercado diversas vezes na semana nunca mais, e ainda sobra tempo para fazer pesquisa de preço antes de sair comprando por aí.


Por Kelly Jamal

Comente