Sinais do estresse financeiro

Brigas no âmbito familiar por causa de dinheiro. Noites sem dormir quando a data de pagamento das contas se aproxima. Ou a busca pelo sucesso profissional e por manter o status.

Como você se sente quando a situação financeira aperta? Irritação, mal-estar, enxaquecas e ansiedade são constantes? Alguns não conseguem visualizar uma solução para esta situação. É o seu caso? Pois a situação pode indicar estresse financeiro.

Em artigo, a mestre em economia de empresas, Eliana Bussinger, afirma que esse tipo de estresse resulta de um sentimento de medo ou de incapacidade de lidar com situações financeiras futuras, como a incapacidade de pagar as dívidas, de realizar sonhos e os objetivos, de uma aposentadoria tranquila, de oferecer ensino de qualidade aos filhos ou manter um padrão de vida.

O resultado pode ser devastador: o fim do casamento, a diminuição da produtividade no trabalho, desentendimentos com amigos e familiares ou o afastamento dessas pessoas queridas, entre outros malefícios.


Fique atento aos sinais. De acordo com os estudos da Money Magazine e da Universidade de Virginia, citados pela especialista, entre os indicadores estão: dor de cabeça e enxaqueca, preocupação e nervosismo excessivo, hipertensão, ansiedade e depressão, insônia, problemas estomacais, fadiga e fraqueza e dificuldade de concentração.

Por Lívany Salles

Comente