Shopping, rua ou na internet - qual é o melhor lugar para abrir um negócio?

Shopping rua ou internet

Para abrir um negócio, é necessário fazer uma pesquisa de mercado, sondar a concorrência, montar um plano de negócios e tomar uma das principais decisões: escolher o ponto ideal. Muitos empreendedores vão à falência por não fazerem a "lição de casa". Afinal, qual o melhor local: shopping, rua ou na internet?

Segundo o consultor do Sebrae - SP, Wlamir Bello, se o empresário pretende investir em um shopping, as vantagens são o elevado custo de potenciais consumidores e as comodidades que o local proporciona ao cliente, como estacionamento, segurança e banheiro.

"Por outro lado, é preciso estar ciente de que os custos são altos, porque é preciso pagar aluguel, condomínio e taxas de publicidade. Deve-se pensar também que, às vezes, as vendas não compensam os gastos", diz. Para sanar essas dúvidas, aconselha-se fazer uma pesquisa entre os demais lojistas para ficar a par das características dos frequentadores, assim como a faixa de renda. Regras devem ser seguidas, como abrir aos domingos e feriados, respeitar ações publicitárias e participar de promoções.

Caso a ideia seja investir na rua, a principal vantagem é poder fazer as regras, e os custos são menores. "Antes de tomar a decisão final, estude o perfil das pessoas que circulam pela região, observando o movimento em horários e dias diversos. Veja ainda se há lugar para parar o carro — se não houver, faça um convênio com estacionamentos próximos. Uma providência importante antes de comprar ou alugar o imóvel é verificar na prefeitura se não existe projeto de desapropriação ou mudança de sentido de via", diz o consultor.

Já a internet, tem certas facilidades como, não precisar escolher a localização, não gastar com aluguel nem com vendedores. Além de o empreendedor poder atingir um maior número de consumidores e competir de igual para igual com empresas de grande porte. Mas, para o lojista ser encontrado pelos internautas, é necessário investir em estratégias de marketing.

"Aos olhos dos usuários, o que não aparece na busca do Google simplesmente não existe. Por isso, é fundamental criar ações para se tornar conhecido. Invista nos buscadores, seja com compras de links patrocinados ou fazendo SEO (Search Engine Optimization), estratégia que deixa o site mais bem posicionado nas buscas" , orienta o consultor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Gerson Rolim.


O segredo para abrir um negócio e se dar bem é conhecer detalhadamente o lugar onde pretende investir. Ter renda para fazer propagandas, construir uma loja de qualidade, com funcionários de confiança e, acima de tudo, saber administrar o investimento, não exagerar com gastos desnecessários e passar uma boa imagem aos clientes. Esses são os primeiros passos para o empresário ter sucesso nos negócios.

Por Caroline Belleze Silvi (MBPress)

Comente