Serviço online ajuda a comparar tarifas bancárias

Serviço online ajuda a comparar tarifas bancárias

Os preços dos serviços bancários variam muito. Para se ter uma idéia, os pacotes que incluem várias tarifas chegam a ter uma diferença de até 90,48%, segundo a Fundação Procon. Enquanto que uma cesta universitária pode custar em torno de três reais, por exemplo, uma mais completa chega a custar quase 50!

Por isso atenção sempre aos extratos e cartas do banco, porque qualquer movimentação é cobrada: transferências, saques, retirada de extrato, etc, além da cota gratuita oferecida. E no final do mês você acaba pagando um preço muito alto por esses pequenos serviços.

Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), ao abrir uma conta você tem o direito de receber uma tabela com as tarifas detalhadas de cada serviço bancário e pacotes oferecidos, inclusive no caso daqueles padronizados. Se você já é correntista ou pretende abrir uma conta, uma boa dica é fazer um comparativo de tarifas através do serviço online STAR (Sistema de Divulgação de Tarifas do Sistema Financeiro), realizado pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).

Através do site você mesmo consegue comparar os preços dos pacotes conforme a quantidade de cada serviço que necessita, entre eles, saque, retirada de extrato, e transferências bancárias. O serviço existe desde 2007, mas ele passou por uma atualização. Hoje em dia é possível confrontar os preços de 72 tipos de pacotes dos maiores bancos do país.

Lembrando que, segundo o Banco Central, alguns tipos de cobranças não são permitidas, como a compensação de cheques de qualquer valor, emissão de boleto bancário, renovação de cadastro e, no caso de empréstimos ou financiamento, tarifas pela abertura do crédito (TAC) e para a sua liquidação antecipada (TLA).

Saiba quais serviços essenciais são gratuitos:

Conta Corrente

- Fornecimento de cartão de débito;

- Segunda via do cartão de débito, desde que não solicitada pelo cliente;

- 10 folhas de cheques por mês;

- 4 saques no caixa ou terminal de autoatendimento;

- 2 extratos por mês contendo a movimentação mensal;

- Realização de consultas via internet;

- 2 transferências de recursos entre contas na própria instituição;

- Compensação de cheques;

- Fornecimento do extrato anual com as tarifas cobradas.


Conta Poupança

- Fornecimento de cartão para movimentação;

- Segunda via do cartão de poupança, desde que não solicitada pelo cliente;

- 2 saques por mês realizados no caixa ou terminal de autoatendimento;

- 2 transferências para conta depósito de mesma titularidade;

- 2 extratos por mês contendo a movimentação mensal;

- Realização de consultas via internet;

- Fornecimento do extrato anual com as tarifas cobradas.

Caso você detecte alguma irregularidade em relação às tarifas, uma das medidas a ser feita é consultar o Banco Central através do telefone 0800-9792345 ou pelo site www.bcb.gov.br.

Por Juliana Lopes

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