Saiba como gastar as milhas do cartão de crédito

Milhas do cartão de crédito  como usar

Foto: FreeDigitalPhotos http://bit.ly/JHVdLe

Há quem faça uso do cartão de crédito por conta das vantagens oferecidas pelas operadoras. Ao pagar as contas dessa forma, o cliente acumula pontos que podem ser trocados por produtos e serviços. Um dos benefícios mais cobiçados é o de milhas, usados na compra de passagens aéreas.

No entanto, nem sempre sabemos como acumular os pontos ou como e onde utilizá-los. Para esclarecer estas e outras questões, consultamos o educador financeiro da DSOP Educação Financeira, Julio Santos.

O educador explica que além de utilizar o cartão de crédito para acumular pontuação, em alguns casos pode haver outras regras como pagamento em dia e consumo mensal mínimo, que influenciam na aquisição de pontos. Desse modo, como os cartões são bem variados e têm regrinhas bem específicas, é necessário sempre ler o regulamento do mesmo antes de aderir a qualquer proposta.

"Os programas de acúmulo de créditos no cartão normalmente são interessantes, mas tenha conhecimento das normas, prazo de validade dos pontos - pois a pontuação pode ser perdida - e ainda verifique os produtos e serviços que não são pontuados com o plano", orienta Santos.

De acordo com Julio não há cobrança para participar de um programa de fidelidade, pois se trata de um benefício oferecido pela empresa e que será gasto somente se o cliente usar o cartão. "É comum que esses cartões estejam vinculados a alguma empresa, porque é uma maneira de atrair clientes para uma comprar com economia", relata ele. "Por este motivo, sempre que houver a possibilidade de adquirir um produto ou serviço gastando a pontuação é um bom negócio", descreve.

Os créditos também podem ser transferidos para o cartão de milhagem das companhias aéreas. Aliás, esse é um benefício muito requisitado por quem gosta de realizar voos sem gastar nenhum centavo, receber serviço exclusivo sem precisar enfrentar as quilométricas filas dos aeroportos e ainda ter o privilégio de voar de primeira classe pelo preço de passagem econômica.

Contudo, ele alerta que a pontuação só é interessante para quem costuma pagar a fatura em dia e integralmente. "Quem financia parte do saldo devedor, paga juros altíssimos que geralmente são muito mais altos do que qualquer benefício de pontuação ou milhagens", informa.


Ele também ressalta que é preciso ter cautela com as despesas. "O fato de o cartão oferecer pontuação pode induzir as pessoas a consumirem mais do que o necessário. Muitas acabam adquirindo produtos e serviços supérfluos somente para ter a pontuação. Porém, o desconto que será obtido lá na frente será neutralizado pelo gasto feito sem necessidade e planejamento", finalizou Julio Santos.

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente