Sacolas ecológicas para ir às compras

Sacolas ecológicas para ir às compras

Já faz um tempo que ouvimos falar que as famosas sacolinhas plásticas serão substituídas por uma sacola ecologicamente correta. Sim, ela existe, possue várias cores, desenhos e tamanhos. Entretanto, muitos estabelecimentos continuam fornecendo as sacolas plásticas para os clientes. Mas, elas não poderão ser oferecidas em estabelecimentos comerciais, a partir de janeiro de 2012, no estado de São Paulo.

Uma pesquisa feita pela Fundação Espaço ECO mostrou que, em determinados casos, a sacola descartável é mais ecoeficiente. Para que vai muito ao supermercado, a melhor opção é a sacola retornável de tecido ou plástico. Em compensação, à medida que aumenta a frequência de descarte de lixo, compensa usar sacolas descartáveis, que serão reutilizadas como saco de lixo.

O Coordenador do curso de pós-graduação em Gestão Ambiental, da Universidade Santa Cecília, Orlando Couto Jr, acredita que as sacolas poderiam ser produzidas com material biodegradável (material decomposto no meio ambiente de maneira nociva), o que deminuiria o impacto ambiental.

"O grande vilão é o próprio material plástico, e não apenas as sacolinhas. A falta de conscientização das pessoas que descartam o plástico em mangues, canais e vias públicas também é um grande problema", conta Couto, que gostaria de ver uma campanha que motivasse as pessoas a utilizarem o bom e velho carrinho de feira. "Eu sempre uso o meu, não só na feira, como nos supermercados", incentiva o coordenador.

Confira dicas da Fundação Espaço ECO para a utilização de sacolas plásticas e retornáveis:

Descartável

- Não use uma sacola dentro da outra;

- Reutilize as sacolas sempre que possível;

- Utilize-a como saco de lixo, ajeitando os resíduos para usar a capacidade máxima dela;

- Usá-la em outras funções, além do lixo, também reduz seu impacto.

Retornável

- Sempre leve com você uma sacola retornável; nem sempre as compras são planejadas;

- Utilize-a o maior número de vezes possível;

- Troque a sacola usada em supermercados ou encaminhe-a para a reciclagem;

- Reduza o consumo de sacos de lixo.

Por Livany Salles

Comente