Receita Federal recebe declarações atrasadas a partir de hoje

Atrasou na declaração Mande hoje

Quem perdeu o prazo da declaração do imposto de renda e não teve tempo de acertar as contas com o leão pode baixar o programa na página da Receita Federal a partir de hoje.

Ao finalizar o preenchimento dos dados, o programa envia uma notificação da multa, que deve ser impressa e guardada. A multa é de R$ 165,74, mais 1% ao mês sobre o total do imposto devido. O valor pode ser pago em qualquer agência bancária até 45 dias após a entrega da declaração.

Caso a multa não seja acertada no prazo, o contribuinte pagará juros baseados na taxa Selic. E se houver restituição, a multa e os juros serão descontados da mesma.

Entrega dos lotes

De acordo com a Receita Federal, serão sete lotes de restituição até o final do ano. O primeiro lote será liberado no dia 15 de junho. Os seis outros serão disponibilizados todo dia 15 de cada mês, até dezembro. Caso o dia 15 caia em feriado (como em novembro) ou em dia de final semana, os lotes serão liberados no próximo primeiro dia útil. Contribuintes idosos - com mais de 60 anos - e as pessoas que entregaram primeiro suas declarações têm prioridade na ordem da restituição.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente