Quanto vale o aluguel de um imóvel?

Na hora de alugar um imóvel, uma das dúvidas mais frequentes e que pode comprometer a locação é o valor. Quando muito acima da média, o locatário encontra dificuldades; o contrário, prejuízo. O engenheiro civil e diretor da Secovi- SP (Sindicato da Habitação), Milton Saad Junior, orienta profissionais do setor imobiliário sobre a melhor maneira de avaliar patrimônios.

Segundo Saad, quatro fatores devem ser avaliados: gestão financeira, gestão de contratos, gestão técnica e gestão comercial. Em gestão financeira, por exemplo, os profissionais do setor imobiliário avaliam o valor da locação com o mercado. Entretanto, a gestão técnica é que irá orientar o proprietário sobre as atualizações que devem ser feitas para que o empreendimento torne-se compatível e valorizado pelo mercado.

De acordo com o especialista, uma vistoria bastante detalhada deve ser feita com o auxílio de uma máquina fotográfica. Ambientes, sistemas hidráulico e elétrico e acabamentos devem ser avaliados quanto ao grau de conservação. "Não podemos deixar de conferir os equipamentos de incêndio, conforme previsão em planta", aponta o engenheiro. Isso sem contar os documentos.

Mas não para por aí. Vistorias periódicas são feitas durante o tempo de locação. Portanto, se pensa em alugar, lembre-se de procurar um profissional capacitado, antes que venha alguma dor de cabeça.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: finanças valor imóvel aluguel locatário