Qual é a sua "personalidade financeira"?

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Personalidade e finanças

Delírios de consumo de Becky Bloom. Foto/Reprodução IMDB

Cada pessoa lida com o dinheiro de uma maneira, alguns são mais contidos outros extravagantes. E segundo uma avaliação feita pela Your Life, empresa detentora da ferramenta de e-coaching de gestão de finanças, é a personalidade do indivíduo que define como ele se relaciona com suas finanças.

"Todos nós temos uma essência comportamental, um estilo próprio, aquele jeito que nos sentimos mais à vontade, com maior conforto. Esse perfil tem uma relação direta com a administração das finanças. Ou seja, dependendo das características comportamentais, a pessoa tem uma determinada relação com o dinheiro", explica Rubens Gurevich, CEO da Your Life.

Após alguns estudos, foram definidas quatro modalidades básicas de comportamento para detectar o tipo de personalidade de cada indivíduo. De acordo com grupo à qual a pessoa pertence, é muito fácil entender como ela lida com o dinheiro. Confira cada uma delas:

Dominância - preferem um estilo de comportamento mais competitivo, autoritário, objetivo, direto e assertivo. "Indivíduos de alta dominância tendem a ser muito arrojadas com seus investimentos, já que uma de suas características é ter foco em resultado", diz Rubens.

Recomendação: tome a decisão de investimento somente depois de análise bastante criteriosa, pois a impetuosidade é marca registrada nesse estilo comportamental.

Influência - pessoas com perfil persuasivo, amistoso, verbal, comunicativo e emocional. "Elas tendem a valorizar muito a opinião de outras pessoas, se importam sobremaneira com o que acham dela. ‘Ficar bem na foto’ é a marca registrada desse estilo comportamental".

Recomendação: gastos supérfluos são comuns para pessoas de alta influência, pois necessitam constantemente agradar a si e aos outros. Antes de comprar, pense realmente se o gasto valerá a pena. Saia da loja e ande por cinco minutos. Se realmente você se convencer que é o correto, volte à loja e finalize a compra.

Estabilidade - adotam uma postura mais previsível, é boa ouvinte, deliberada, organizada, persistente, amigável e gentil. "Pessoas assim tendem a ser muito previsíveis e, por vezes, pouco flexíveis. Seu foco de atuação é na organização e nas rotinas. Lidar com mudanças pode ser desconfortável.

Recomendação: você pode ser indeciso quanto ao dinheiro. Pesquise novas alternativas de investimento, aumente suas opções e faça diferente.

Conformidade - pessoas que na maioria das vezes são detalhistas, lógicas, perfeccionistas e focadas em regras e procedimentos. "Elas tendem a ser muito regradas, focadas em normas e detalhes. Seu foco de atuação é no planejamento. A pessoa tem o perfil de gerenciar bem os seus recursos.


Recomendação: você pode ter grande aversão ao risco, mas saiba que rebeldia controlada pode ajudá-la na conquista da sua independência financeira.

Sabendo a qual grupo pertence e como você se comporta quando o assunto é finanças, será muito mais fácil controlar o extrato bancário!

Por Adriana Massini (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente