Quais as reais chances do Brasil ganhar a Copa?

copa do mundo

Foto - Shutterstock

Na tabela de estatísticas feita por Nate Silver, aquele que ficou famoso na última eleição presidencial americana, em que Obama foi reeleito, o Brasil é o favorito para ganhar a Copa do Mundo deste ano, porém com dois grandes concorrentes colados neles: a Argentina e Alemanha, respectivamente.

O gráfico interativo, que você pode ver através do site FiveThrityEight mostra as reais chances de cada time em cada fase, lembrando que os dados mudam todos os dias conforme os resultados dos jogos. Para calculá-los, Silver explica que ele e sua equipe usaram o algoritmo desenvolvido para a ESPN em 2010, o Soccer Power Index (Índice de Força no Futebol, em tradução livre).

Para entender a tabela do estatístico, o SPI leva em conta o desempenho das seleções e dos atletas em seus clubes. Por isso, no dia 9 deste mês, o gráfico mostrava que a Espanha tinha 8% de probabilidade de ser campeã, tornando-se o quarto país com mais chances na Copa, na frente do Chile com 7%, e atrás do Brasil (45%), Argentina (13%) e Alemanha (11%).

Agora, com Espanha, Itália, Inglaterra e, possivelmente, Portugal fora do mundial, o gráfico revela que o favorito desta Copa com 36% ainda é o Brasil. Atrás dele estão: Argentina com 14%; Alemanha com 13%; França com 8%; Chile com 7%; Holanda com 6%; Colômbia com 5%; Bélgica com 2%; Costa do Marfim, Estados Unidos e Costa Rica com 1%.


Por Kelly Jamal

Comente

Assuntos relacionados: brasil copa do mundo